Vacinação contra a gripe influenza começa na segunda-feira, em Blumenau

Campanha Nacional de Vacinação envolve principalmente idosos e crianças até 5 anos

Vacinação contra a gripe influenza começa na segunda-feira, em Blumenau

Campanha Nacional de Vacinação envolve principalmente idosos e crianças até 5 anos

Redação

Na próxima segunda-feira, dia 23, começa a 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que irá até o dia 1º de junho. Em Blumenau, a imunização estará disponível nos sete Ambulatórios Gerais (AGs) AGs e em Estratégias de Saúde da Família que tenham sala de vacinação.

No dia 12 de maio, um sábado, haverá o “Dia D” de mobilização nacional, ocasião em que todos os postos ficarão abertos à população, incluindo os que não contam com sala de vacinação.

Estimativas dão conta de que 106.641 residentes em Blumenau fazem parte dos grupos prioritários e estão aptos a receber a vacina. A meta é imunizar, ao menos, 90% deste contingente contra os vírus A (H1N1e H3N2) e B.

Assim como em 2017, a campanha deste ano terá como público-alvo:
– Pessoas com mais de 60 anos
– Crianças com idade entre 6 meses e 5 anos
– Gestantes ou mulheres que deram à luz há menos de 45 dias
– Trabalhadores da saúde
– Professores das redes pública e privada
– Povos indígenas
– Adolescentes acima de 12 anos sob medidas socioeducativas
– População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional

Portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais também são elegíveis, mas precisam apresentar prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina no ato da aplicação. Pacientes já cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) devem se dirigir aos postos em que estão cadastrados. Caso não haja sala de vacinação na respectiva unidade, o cidadão pode ir a outro local munido de prescrição médica.

Da mesma forma, pessoas atendidas na rede privada ou conveniada precisam obter prescrição junto ao seu médico para apresentá-la nos postos de vacinação. Já professores terão que apresentar o último holerite para comprovação do exercício da profissão, enquanto profissionais de saúde devem mostrar o registro no conselho da categoria ou também o último contracheque.

A vacina é contraindicada para crianças menores de 6 meses e cidadãos com histórico de reação alérgica grave à proteína do ovo. Quem for receber a vacina, deve apresentar a caderneta para registro da aplicação e verificação de vacinas em atraso.

Casos de Influenza em Blumenau

Em 2018, de acordo com a Vigilância Epidemiológica do município, houve a notificação de três casos suspeitos de gripe influenza na cidade, dos quais dois foram descartados e um segue em investigação.

No ano passado, Blumenau teve 21 casos confirmados de H3N2, com o óbito de um paciente de 35 anos, que apresentava comorbidade (ocorrência simultânea de dois ou mais problemas de saúde).

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo