Saiba o que foi a corrente de luzes registrada no céu de Blumenau neste domingo

Diretor do Observatório Astronômico de Brusque explica o fenômeno

Saiba o que foi a corrente de luzes registrada no céu de Blumenau neste domingo

Diretor do Observatório Astronômico de Brusque explica o fenômeno

Victor Palmeira

Moradores de Blumenau voltaram a registrar uma corrente de luzes no céu da cidade neste domingo, 7. Essa não é a primeira que o fenômeno chama a atenção, sendo que o portal O Município já verificou o mesmo acontecimento pelo menos duas vezes.

As luzes são resultado do reflexo do sol nas placas solares de satélites do projeto Starlink, da empresa americana SpaceX. O diretor do Observatório Astronômico de Brusque, Silvino de Souza, confirma que também viu o fenômeno neste domingo.

“Observei o céu durante o aparecimento das luzes. Entretanto, a mais brilhante que passou ontem, por volta das 20h, era o telescópio Hubble”, relata Silvino.

O diretor também comenta que o aparecimento desse cordão de luzes é mais propício logo após o pôr do sol ou antes do amanhecer.

O projeto Starlink

SpaceX / Reprodução

O projeto pretende criar uma rede mundial de internet banda larga através de satélites, que cobrirão toda a Terra. A previsão da empresa é para que 26 mil satélites sejam colocados em órbita, e mil deles já estão no espaço.

Os satélites estão entre 280 e 390 quilômetros de altura, e estão em alta velocidade. Eles têm a capacidade de completar uma volta ao redor da Terra em aproximadamente 95 minutos.

“Nesse projeto da SpaceX, são lançados 60 satélites por vez. Eles formam um cordão de satélites, utilizados para internet e banda larga”, conta Silvino de Souza, diretor do Observatório Astronômico de Brusque.

Segundo informações do site da empresa, o último lançamento de satélites foi feito no dia 4 de fevereiro. A decolagem dos foguetes acontece num Complexo Espacial em Cabo Canaveral, na Flórida.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo