Vereador questiona uso de caminhões contratados pela Prefeitura de Blumenau em obra particular

Caso aconteceu em maio deste ano

O presidente da Câmara de Vereadores de Blumenau, Ailton de Souza (PL), apresentou nesta terça-feira, 7, um requerimento pedindo informações ao Executivo Municipal sobre uma denúncia de uso de caminhões terceirizados pela Prefeitura em uma obra de caráter particular.

Segundo o documento, veículos da empresa MFK Terraplanagem, contratada pela Secretaria de Serviços Urbanos (Sesur), foram deslocados no dia 13 de maio de 2025 e datas seguintes para atuar nas obras de recuperação da área comercial da Igreja Matriz, atingida recentemente por um incêndio. Ocorre que a reconstrução é custeada pelo seguro privado da igreja e não deveria contar com recursos ou equipamentos vinculados ao poder público.

Além do transporte de entulhos, há relatos de que o material recolhido foi levado para um bota-fora contratado pela própria secretaria, ampliando o possível uso indevido da estrutura municipal.

“Isto representa, em tese, desvio de finalidade e má utilização de bens a serviço do município. Queremos respostas objetivas sobre por que veículos pagos com recursos públicos estavam à disposição de uma obra particular e quem autorizou essa prática”, destacou o vereador.

O presidente do Legislativo lembrou que já havia protocolado um ofício em seis de agosto, solicitando esclarecimentos sobre o caso, mas até agora não recebeu retorno oficial. Com o novo requerimento, cobra que o Executivo responda dentro do prazo legal.

“Não se trata apenas de uma irregularidade administrativa. É preciso preservar a transparência e a correta aplicação do dinheiro público. A população de Blumenau merece saber como seus recursos estão sendo utilizados”, concluiu Ailton.

Resposta da Prefeitura de Blumenau

A Prefeitura de Blumenau se manifestou, em nota, após o fechamento da matéria. Confira o pronunciamento na íntegra:

Nota oficial

No dia 23 de janeiro de 2025, um incêndio de grandes proporções atingiu imóveis localizados na Rua 15 de Novembro, em Blumenau, destruindo parte de um conjunto histórico e simbólico para a cidade. Desde então, a Prefeitura tem acompanhado e contribuído de forma permanente com as ações voltadas à segurança do local, da via pública e também em apoio às instituições impactadas.

Os imóveis atingidos pertencem à Igreja Matriz São Paulo Apóstolo, instituição que desempenha papel fundamental na vida comunitária de Blumenau e que, naquele momento, enfrentou grandes desafios para lidar com os danos provocados pelo incêndio. Tratava-se de dever institucional do Poder Público Municipal contribuir com a celeridade da resolução do principal problema enfrentado, que era a limpeza do local, para evitar danos físicos e materiais às pessoas que circulam pela Rua XV de Novembro, bem como evitar prejuízos à mobilidade urbana da cidade.

Desta forma, em razão da situação emergencial e dos riscos, como queda de estruturas e materiais sobre a via pública, a Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos (Sesur), disponibilizou um caminhão para colaborar nas ações de manutenção do entorno. Essa atuação teve caráter preventivo e de segurança pública, garantindo a integridade de pedestres, motoristas e trabalhadores que circulam pela região.

A medida operacional foi adotada em cooperação com a Igreja, levando em conta também sua relevância histórica e social.

Leia também:

1. Caso Tauana: Homem condenado por matar namorada adolescente de amigo a tiros é preso em Blumenau
2. Hotéis de Blumenau chegam a 80% de ocupação para os fins de semana de Oktoberfest
3. VÍDEO – Polícia Civil cumpre sete mandados durante operação que investiga fraudes de cartão de crédito em Blumenau
4. Isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil é aprovada por unanimidade na Câmara
5. Professor de Blumenau morre aos 48 anos


Veja agora mesmo!

Linguiça Blumenau é produzida por família há 35 anos na Itoupava Central:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo