Os vereadores de Blumenau aprovaram a criação de uma Comissão Temporária para debater a segurança nas escolas e creches do município. O Requerimento 2169/2025 é de autoria da vereadora Cristiane Loureiro (Podemos) e do vereador Professor Gilson de Souza (União Brasil), os mesmos que propuseram a audiência pública que debateu o tema na Câmara em agosto.

O requerimento que pede a implantação da comissão foi aprovado por maioria na sessão desta terça-feira, 16. A proposta prevê a formação de uma comissão composta por cinco parlamentares, com duração de 120 dias, nos termos dos artigos 66 e 67 do Regimento Interno. O objetivo desta Comissão Temporária Especial será promover um espaço institucional de estudos, debates e elaboração de propostas concretas voltadas à proteção de alunos, professores e servidores no ambiente escolar.

Debater segurança nas escolas

No requerimento, os vereadores proponentes justificam que “a crescente preocupação da comunidade escolar com a segurança de alunos, professores e servidores exige atenção imediata do Poder Legislativo. A criação da Comissão permitirá um espaço específico para estudos, debates e formulação de propostas concretas que subsidiem políticas públicas
e ações integradas de proteção no ambiente escolar”.

Leia mais: “Não basta muros altos”: audiência pública debate segurança nas escolas, papel dos pais e a importância da saúde mental em Blumenau

Segundo a vereadora, o objetivo da Comissão é dar continuidade ao trabalho iniciado na audiência pública. Além dos cinco parlamentares, a comissão ainda deve envolver órgãos importantes para o debate, como Secretaria de Educação, pais de alunos, profissionais da educação, Defesa Civil, empresa de vigilância e Polícia Civil e Militar.

“Faremos visitas nesses espaços educacionais para mapear vulnerabilidades, verificar o controle de acesso, se o botão do pânico está ativo e se há monitoramento eletrônico, sistema de vigilância. Iremos construir protocolos de crises em situação de emergência com treinamento de profissionais e estudantes. Fortalecer a segurança das unidades educacionais do nosso município é um compromisso que abraçaremos com responsabilidade e cooperação mútua”, diz.

Por fim, a parlamentar acrescenta ainda que a prevenção é determinante para a criação de um ambiente escolar seguro e acolhedor, abrangendo desde a saúde mental à proteção contra violências.

A definição dos nomes que vão compor a Comissão Especial deve ser divulgada nesta quinta-feira, 18, durante a sessão.

Leia também:
1. Rua de Blumenau será completamente interditada nesta semana para obra

2. Projeto para concessão do espaço do antigo Thapyoka é enviado à Câmara de Blumenau
3. Homem é preso após agredir companheira e desacatar policiais em Blumenau
4. Inscrições para participar do “Grupo Blumenau” no desfile da Oktoberfest estão abertas
5. Familiares de jovem assassinado em Indaial fazem ato por justiça durante julgamento


Veja agora mesmo!

Feito com sangue e miúdos de pato, Schwarzsauer era tradição nos casamentos da Colônia Blumenau: