VÍDEO: Cerca de 40 pássaros são resgatados de cativeiro em Blumenau em operação da Polícia Civil

Operação foi deflagrada na manhã desta segunda-feira, 23

A Polícia Civil deflagrou a Operação Bioma na manhã desta segunda-feira, 23, para combate a crimes contra a fauna. Em Blumenau foi cumprido um mandado de busca e apreensão no bairro Glória, sendo apreendidos cerca de 40 pássaros de espécimes diversificadas que estavam em cativeiro, além de redes e objetos utilizados para a captura dos animais.

O responsável por manter os pássaros em cativeiro sem a devida licença responderá a um termo circunstanciado por crime previsto na Lei de Proteção ao Meio Ambiente (Lei n. 9.605/1998), além de poder responder por integrar organização criminosa.

A operação

A operação decorre de investigação sobre grupo criminoso que se dedica ao tráfico de animais silvestres, os quais são retirados indevidamente de seu habitat natural para abastecer e sustentar o comércio ilegal.

Foram cumpridos 25  mandados de busca e apreensão e quatro prisões temporárias em Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo, tendo como alvos comerciantes irregulares, intermediadores, caçadores, fomentadores do tráfico animal e encarregados de falsificar anilhas e documentação.

As diligências ocorreram em 15 cidades, sendo em Santa Catarina em Itajaí, Itapema, Penha, Biguaçú, Antônio Carlos, Tijucas, Balneário Camboriú, Joinville, Timbó, Guabiruba e Blumenau. No estado do Rio Grande do Sul foram feitas diligências em Arroio Grande e Rio Grande. Por fim, em São Paulo, houve buscas em Osasco na capital.

O mercado ilegal de aves

Segundo informações da Polícia Civil, o tráfico de pássaros trata-se de um mercado altamente nocivo à fauna brasileira, que movimenta volumosos valores, atrai aqueles que pagam para ter animais e aves raras a qualquer custo, perdendo apenas para a movimentação financeira do tráfico de drogas e de armas.

Animais de várias espécies, principalmente aves, vindos de diversos estados da federação, além daqueles que são capturados em Santa Catarina, alimentam o mercado ilícito de animais silvestres. São utilizados pelos criminosos documentos e anilhas falsas para dar uma aparência de que a atividade comercial é legal.

Além da captura ilegal, dos maus tratos e mortalidade durante o transporte, da comercialização por preços altos, das fraudes contra compradores, o mercado irregular de animais e aves silvestres traz um prejuízo enorme ao meio ambiente, uma vez que a retirada destes animais de seus habitats e sua manutenção em ambiente doméstico gera desequilíbrios aos ecossistemas de origem.

Ainda, são comuns os casos de aquisição e posterior abandono do animal em meio ambiente inadequado, devido à dificuldade no trato e adaptação ao novo meio, gerando um novo problema ambiental e mais sofrimento aos animais.

Durante a operação a Polícia Civil de Santa Catarina teve apoio da Polícia Civil de São Paulo, Polícia Civil do Rio Grande do Sul, Instituto do Meio Ambiente de SC (IMA) e IBAMA.

Os envolvidos poderão responder por crimes de associação criminosa, maus tratos a animais, caça de espécies da fauna silvestre, falsidade documental entre outros delitos.

Denúncias sobre tráfico de animais podem ser feitas por meio do número 181, da Polícia Civil.


Quer receber notícias diretamente no seu celular? Clique aqui e entre no grupo de WhatsApp do jornal

Prefere ficar bem informado pelo Telegram? O jornal tem um canal de notícias lá. Clique aqui para participar

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo