- O Município Blumenau - https://omunicipioblumenau.com.br -

VÍDEO – Como foi audiência pública provocada por luta de mães pela guarda dos filhos em Blumenau

Na noite desta quarta-feira, 31, especialistas se reuniram na Universidade Regional de Blumenau (Furb) para debater a questão da vulnerabilidade social no contexto das destituições do poder familiar. A audiência pública foi provocada pela luta de onze mães blumenauenses que buscam resgatar seus filhos.

O jornal O Município Blumenau acompanha os protestos realizados pelas mães em frente ao Fórum da cidade desde o mês passado. O caso chegou à OAB e tomou novas repercussões, sendo levado à corregedoria do estado.

Audiência encheu auditório da universidade. | Foto: Kamile Bernardes/O Município Blumenau

Um dos objetivos do evento é espalhar os casos para outras famílias que buscam restituir o poder familiar. De acordo com a advogada Rosane Martins, que acompanha os casos, quatro famílias entraram em contato desde que os protestos chegaram à mídia.

“Um dos casos estamos otimistas que conseguiremos recuperar a criança. A promotoria deu um parecer bem favorável. Esperamos que os outros casos tenham a mesma percepção”, relata.

A professora de Direito da Furb Wanda Helena Mendes Muniz Falcão ressalta também que, além de sediar o evento, a universidade deve contribuir com projetos de pesquisa e extensão acompanhando os casos. “A universidade não atua nos processos, mas desenvolvemos reuniões com a Vara da Infância e com o Semudes para cooperar”, completa.

Relato das mães

Carla Melo, uma delas, relata que a destituição foi realizada após ela mudar de endereço muitas vezes. Entretanto, as mudanças seriam uma tentativa de fugir de um ex-companheiro que a teria agredido.

“Sempre fui muito apegada a eles e estou sofrendo muito. Eu ainda amamentava o menino. Recorri ao Tribunal e estou aguardando retorno do desembargador. Esperamos que a audiência nos ajude”, conta.

Saiba mais: O que dizem as mães que tentam retomar a guarda de 15 crianças em Blumenau

No início do evento, ela esteve no palco com outras mães. Elas leram uma carta relatando a situação que elas tem vivido nas últimas semanas. Confira em vídeo:

Saiba quem foram os palestrantes da noite

Colaborou Alice Kienen

Leia também:

Saiba tudo sobre as Eleições 2022
“Professor precisa andar lado a lado com o amor”; conheça o blumenauense que viralizou nas redes aconselhando estudantes
“Ele mandou os seguranças afastarem os meninos”: Luciano Hang revela desconforto com técnico Guardiola em restaurante
Alunos de colégio de Blumenau orientam pessoas sobre malefícios do cigarro
Receita Federal paga restituições do quarto lote do Imposto de Renda; veja como consultar

– Assista agora:
Padre João Bachmann fala sobre cantadas que recebe das fiéis, saída de Blumenau e relação entre religião e política

[vc_row][vc_column width=”1/3″][vc_btn title=”Siga-nos no Instagram” shape=”round” color=”violet” size=”lg” align=”center” i_icon_fontawesome=”fa fa-instagram” add_icon=”true” link=”url:https%3A%2F%2Fwww.instagram.com%2Fomunicipioblumenau%2F||target:%20_blank|”][/vc_column][vc_column width=”1/3″][vc_btn title=”Entre no canal do Telegram” shape=”round” color=”turquoise” size=”lg” align=”center” i_icon_fontawesome=”fa fa-paper-plane” add_icon=”true” link=”url:https%3A%2F%2Ft.me%2Fomunicipioblumenau||target:%20_blank|”][/vc_column][vc_column width=”1/3″][vc_btn title=”Inscreva-se no canal do YouTube” shape=”round” color=”danger” size=”lg” align=”center” i_icon_fontawesome=”fa fa-youtube” add_icon=”true” link=”url:https%3A%2F%2Fwww.youtube.com%2Fomunicipioblumenau||target:%20_blank|”][/vc_column][/vc_row]