Em um intervalo de seis horas, dois caminhões sem freios entraram na área de escape do quilômetro 667,3 da BR-376, em Guaratuba. Ambos os casos ocorreram durante esta quarta-feira, 15. Um deles em um dos horários de maior movimento da rodovia, por volta das 17h30 horas, em meio à operação especial de feriado.
A primeira ocorrência foi registrada às 11h24, quando o motorista de um caminhão carregado com 14 toneladas de carne fez uso do disposto. O condutor, de 41 anos, não se feriu. Ele informou que precisou utilizar a área, após perceber problemas nos freios. O caminhão percorreu 65 metros na caixa com cinasita até parar em segurança.
Já no período da tarde, às 17h38, ocorreu a segunda entrada na mesma área de escape. Desta vez, o motorista de uma carreta com 50 toneladas de celulose precisou fazer uso do dispositivo, depois que o veículo também apresentou problemas no sistema de freios. O condutor, de 53 anos, já conhecia a área e adentrou por 60 metros na estrutura. Ele também não se feriu.
Movimento intenso
Segundo a Arteris Litoral Sul, esta segunda entrada na área de escape ocorreu justamente no período de maior movimento prevista para saída de feriado, entre 14h e meia-noite da quarta-feira. A concessionária avalia que o dispositivo permite, além de salvar mais duas vidas, minimizar transtornos com possível obstrução da via em período de grande movimento.