VÍDEO – Motoristas furam pneus de carros em ilha de segurança para ciclistas em Blumenau

Motorista que já teve prejuízo flagrou outras três situações semelhantes

Motorista que já teve prejuízo flagrou outras três situações semelhantes

Um morador de Blumenau flagrou nesta terça-feira, 10, três veículos parados às margens da rua Jacob Ineichen, no bairro Itoupava Central, por conta de pneus furados. A situação, segundo o autor do vídeo, também ocorreu com ele no mesmo local e foi provocada por conta de uma ilha de segurança para ciclistas inserida na via.

“Tá vendo essa ilha que fizeram para proteger o ciclista na ciclofaixa? Olha que mal feita que ela ficou. Não tem sinalização luminosa, não tem um cone, nada. Aí o pessoal bate ali e fura o pneu”, afirmou Paulo Rocha, no vídeo.

Paulo conta que chegou a abordar os motoristas que estavam parados, que confirmaram que os pneus furaram devido à colisão com a ilha. Um deles, aliás, precisou acionar o serviço de guincho, pois teve uma peça do carro danificada, impedindo a troca.

O motorista também relatou que já realizou um protocolo na Praça do Cidadão do município para tentar um reembolso por conta do prejuízo que teve.

Cabe destacar que o Código Brasileiro de Trânsito (CTB), aponta que os “órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito respondem, no âmbito das respectivas competências, objetivamente, por danos causados aos cidadãos em virtude de ação, omissão ou erro na execução e manutenção de programas, projetos e serviços que garantam o exercício do direito do trânsito seguro”.

Ou seja, prefeituras, estados e união são responsáveis por ressarcir os danos, caso haja comprovação de que os danos foram causados por erros da administração da via e não pelo motorista.

Contraponto

A medida de proteção foi instalada no ano passado pela Secretaria de Obras da Prefeitura de Blumenau. De acordo com o município, o canteiro foi inserido a pedido de ciclistas que se sentiam inseguros ao transitarem pelo local, pois alguns motoristas invadiam a ciclofaixa. A pista de carros e motos ainda permaneceu com 3,50 metros de diâmetro, segundo a prefeitura.

Após as reclamações, a administração municipal informou que irá avaliar a sinalização do local para, se encontrar deficiências, fazer algum tipo de melhoria.

Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram

• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube