VÍDEO – Na República Tcheca, catarinense lança música sobre queimadas na Amazônia

Heloisa Fernandes, conhecida como Ellie Haze, é vocalista da banda TEHA, que produziu o single Desabafo

VÍDEO – Na República Tcheca, catarinense lança música sobre queimadas na Amazônia

Heloisa Fernandes, conhecida como Ellie Haze, é vocalista da banda TEHA, que produziu o single Desabafo

Redação

Brasileira vivendo na República Tcheca desde 2016, a cantora e compositora Heloisa Fernandes, conhecida como Ellie Haze, vocalista da banda TEHA, lançou nesta sexta-feira, 9, uma música em português voltada para o público nacional. O single “Desabafo” é um canto de repúdio e lamento pela degradação na Amazônia. Apesar da temática grave, o tom não é melancólico. A interpretação da cantora é enérgica.

“Foi muito difícil assistir a floresta ardendo em 2019. Como canto na música, ‘eu vi a Terra chorar’. Diante dos acontecimentos, sejam ambientais, econômicos ou políticos, muitos optaram por se isentar de qualquer responsabilidade ou consciência dos fatos, numa fogueira de impunidade. Escrever essa música foi uma forma de fazer algo a respeito, de reagir a essa impotência que se apresenta”, explica a cantora e compositora.

Ellie, que no Brasil já atuava musicalmente e fez parte de bandas como a SACHE, viveu outras experiências em Praga até montar, em 2019, a TEHA ao lado de Danny Hearts (compositor, escritor e backing vocal ocasional) e Andrew (produção musical, composição e backing vocal ocasional). Representando a banda Hello Danny, por exemplo, chegou a se apresentar na CeskoSlovensko Ma Talent (Tcheco Eslovaco tem talento).

A origem do nome da banda, como a sua pronúncia sugere, vem de Terra. “Todos nós temos um apreço pela natureza e por tudo o que ela representa: a vida, o todo, o divino. Nosso objetivo é espalhar pelo planeta mensagens positivas de amor, aceitação e tolerância. Então TEHA soou para nós como uma palavra que englobasse tudo isso”, explica.

Apesar de a música ser interpretada em sua língua mãe, o português, e buscar uma maior aproximação com o público brasileiro, Ellie acredita que, mesmo com a barreira idiomática, “Desabafo” desperte interesse no público europeu. “A pauta ambiental é de extrema importância mundial e estão todos de olho no que acontece na Amazônia. Além disso, adicionamos à música elementos do Funk Brasileiro, que está em alta no atual cenário internacional.”

A composição musical da TEHA é produzida eletronicamente e as referências flutuam entre Pop, Future Bass, EDM e o Funk brasileiro. A banda já lançou sete músicas: “Lovely” (Remix), “Mother Earth”, “Judge me”, “Love (outro)”, “Sacred Feminine”, “Believe” e “Everything I Wanted” (cover). A tecnologia e a comunicação audiovisual também são muito importantes para a banda, que além de investir em gravações de qualidade, aposta na produção de videoclipes e lyricvideos.

A primeira apresentação oficial da banda estava marcada para março de 2020. Com o agravamento da pandemia e adiamentos sucessivos, os integrantes formataram as prioridades e se dedicaram a aprimorar e ampliar o repertório e adquirir equipamentos de som e luz. No período, chegaram a participar da versão online do festival Home Grown, da Garden Wonder, que contou com artistas de todo o mundo e agora negociam outras possibilidades, também no âmbito digital.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo