VÍDEO – Primeiro parklet de Blumenau é destruído por usuários de drogas

"Vaga viva" foi inaugurada há pouco mais de um ano em uma loja no Centro da cidade

VÍDEO – Primeiro parklet de Blumenau é destruído por usuários de drogas

"Vaga viva" foi inaugurada há pouco mais de um ano em uma loja no Centro da cidade

Alice Kienen

O primeiro parklet de Blumenau foi destruído por usuários de drogas na madrugada desta quinta-feira, 25. Câmeras de segurança registraram o momento em que um homem derruba algo por entre as frestas dos paletes – tudo indica que se tratava de uma pedra de crack. Para recuperá-la, ele quebra a estrutura com a ajuda de um amigo

A “vaga viva” é um espaço livre para o uso da comunidade. A varandinha, como o espaço foi apelidado pela Enxame Colaborativo, loja responsável pela iniciativa, foi construída há pouco mais de um ano. Localizada na rua Eduardo Santos, transversal da Antônio da Veiga, ela abrigou alguns eventos antes da chegada da pandemia.

De acordo com a proprietária da Enxame, Maria Eduarda Boaventura, o espaço já havia sido alvo de vândalos no passado. Especialmente a hortinha, desenvolvida no canto da varandinha. Porém, nada que chegasse a este ponto.

“A sensação foi muito ruim, ficamos muito chateados em pensar que um espaço que pintamos sozinhos à mão, construímos e envolveu tantas pessoas foi tratado assim. Ver ele destruído foi muito triste, a vontade era de tirar tudo”, desabafa.

Entretanto, o sentimento de derrota logo foi substituído por esperança. Manu, uma cliente assídua da loja de apenas 10 anos, desenhou cartazes pedindo para que as pessoas tomem cuidado com a varandinha.

“Ela viu a varandinha que ela tanto gosta toda destruída! Viu a gente arrumando e também ficou muito chateada, aí ela teve a incrível ideia de fazer cartazes para as pessoas cuidarem da varandinha! E nosso coração se encheu de amor!”, publicou a loja nas redes sociais.

Enxame Colaborativo/Especial

“Nossa ideia sempre foi que a comunidade pudesse usar o espaço para descansar durante uma caminhada, ficar de boa à tarde, sendo sempre um espaço público e acessível a todos. Sempre tem mais gente aproveitando e cuidando do que destruindo”, ressalta Maria Eduarda.

Além de um espaço para descanso e união, a varandinha também conta com uma horta comunitária e com um estacionamento para bicicletas, que beneficia todos os comércios da rua.

Foto feita na inauguração da varandinha, em fevereiro de 2020. Foto: Alice Kienen/Arquivo O Município Blumenau

Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo