Vítima que faleceu devido à Febre do Oropouche esteve em Blumenau e região
Estado tem um total de 140 casos confirmados
Uma suspeita de morte por conta da Febre do Oropouche está sendo investigada e, conforme relatou a Diretoria de Vigilância Epidemiólogica (Dive) nesta segunda-feira, 22, a vítima se hospedou em Blumenau enquanto viajava por outras regiões de Santa Catarina.
O paciente morreu em abril após ser atendido por serviços de saúde locais do Paraná, onde morava. O caso foi identificado pela Secretaria de Estado da Saúde do Paraná e está sendo investigado.
Em nota, a Dive afirmou ter sido estabelecido que o local provável da transmissão foi em Santa Catarina, uma vez que o paciente teve registro de viagem pelo estado.
Atualmente, o estado catarinense não investiga outros casos suspeitos de morte pela doença. Conforme a nota da Dive, os municípios com maior número de casos confirmados são Luiz Alves (65), Botuverá (35) e Blumenau (9). O estado tem um total de 140 casos confirmados até o momento.
A investigação está sendo conduzida pelo Estado do Paraná, com apoio do Ministério da Saúde (MS) e acompanhamento da Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) de Santa Catarina.
Febre do Oropouche
Conforme o Ministério da Saúde, a Febre do Oropouche é uma doença causada por um arbovírus. A transmissão é feita principalmente por mosquitos, sendo o principal o Culicoides paraensis, conhecido como maruim, embora outros vetores tenham sido envolvidos na transmissão como o Culex quinquefasciatus.
Os sintomas da Febre do Oropouche são parecidos com os da dengue e da chikungunya: dor de cabeça, dor muscular, dor nas articulações, náusea e diarreia. Não existe tratamento específico.
Os pacientes devem permanecer em repouso, com tratamento sintomático e acompanhamento da rede municipal de Saúde.
Leia também:
1. VÍDEO – Mulher encontra cãozinho dentro de bueiro em Blumenau, resgata e acolhe animalzinho
2. PL oficializa Egidio Ferrari como candidato prefeito em Blumenau
3. Rua de Blumenau fica em esquema de siga e pare partir desta terça-feira
4. Içamento de vigas já está em andamento na BR-470, em Gaspar
5. VÍDEO – Homem suspeito de assaltar armado com faca é preso em Blumenau
Veja agora mesmo!
Sargento Junkes conta para Rogério França como arranjou problema em casa por culpa do Vox 3: