+

WhastApp permite enviar e receber dinheiro pelo aplicativo no Brasil; saiba como será

Sistema será lançado primeiro no Brasil

Nesta segunda-feira, 15, o WhatsApp anunciou sistema que permitirá aos usuários enviar e receber dinheiro pelo aplicativo. O Brasil será o primeiro a receber esta atualização.

De acordo com anúncio, usuários poderão compartilhar o dinheiro após cadastrar cartões com a função débito, ou de débito e crédito, das bandeiras Visa e Mastercard. Além disso, contas do WhatsApp Business serão permitidas a receber pagamentos de produtos e serviços.

Ainda não há data para a função WhatsApp Payments chegar ao país. Mas segundo informações do aplicativo, ocorrerá nas próximas semanas. O WhatsApp testou o sistema de pagamentos na Índia desde de 2018.

De acordo com anúncio do Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, dona do WhatsApp e do Instagram, a ideia chega para facilitar o recebimento de dinheiro, que seja tal como o compartilhamento de fotos.

“Estamos trabalhando com bancos locais, incluindo o Banco do Brasil, Nubank, Sicredi e Cielo, o principal processador de pagamentos para comerciantes no Brasil. O Brasil é o primeiro país em que estamos lançando amplamente pagamentos no WhatsApp. Mais em breve!”, diz em nota.

WhatsApp/Divulgação

As transações serão processadas pela Cielo e não preveem custos para consumidores e pessoas físicas. Já as empresas terão de arcar com uma taxa por transação recebida. As pequenas empresas são um dos principais focos do lançamento.

Ainda segundo a empresa, o recurso de pagamentos no WhatsApp é oferecido pelo Facebook Pay. A ideia é que, no futuro, pessoas e empresas possam usar os mesmos dados de pagamento em toda as redes de aplicativos do Facebook.

“Pessoas físicas poderão enviar dinheiro e fazer compras no WhatsApp sem taxas. As empresas pagarão uma taxa de processamento para receber pagamentos de clientes, uma prática comum para comerciantes que aceitam pagamentos com cartão de crédito”, anuncia o WhatsApp.

Contas comerciais

As contas comerciais, que utilizam o aplicativo por meio do WhatsApp Business, precisarão ter uma conta Cielo para solicitar e receber pagamentos ilimitados, tanto de crédito quanto de débito, oferecer reembolsos e ter suporte técnico.

Os comerciantes pagam uma taxa fixa de 3,99% por transação. “Pequenas empresas são fundamentais para o país. A capacidade de realizar vendas com facilidade no WhatsApp ajudará os empresários a se adaptarem à economia digital, além de apoiar o crescimento e a recuperação financeira”, disse Matt Idema, diretor de operações do WhatsApp em nota.

Como funcionará

Para utilizar a ferramenta, o usuário precisa cadastrar seu cartão na plataforma Facebook Pay e cadastrar uma senha numérica (PIN) de seis dígitos como proteção.

Também é possível usar biometria, como leitor de digitais e reconhecimento facial, para autorizar transações. Para receber o dinheiro, o contato precisa estar cadastrado no Facebook Pay.

– A função “Pagamento” estará no mesmo menu de envio de imagens;

– Ao clicar em “Pagamento”, será pedido um valor e redirecionará para a criação de uma conta;

– É necessário aceitar os termos de uso da plataforma e criar uma senha numérica de 6 (seis) dígitos;

– Após a inclusão do nome, CPF e um cartão emitido por um dos bancos parceiros, será necessário verificar o cartão junto ao banco. Para isso, um código será enviado ao usuário por SMS, e-mail ou no aplicativo do próprio banco. O código é uma forma de segurar que não ocorram o cadastro de cartões roubados.

De acordo com o WhatsApp, para evitar transações não autorizadas, será necessário informar um PIN de 6 dígitos ou usar a biometria do celular para autorizar cada transação.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo