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Mudança da central de atendimento dos bombeiros de Blumenau para Balneário Camboriú gera insatisfação

Comandante ressalta que chamadas com o máximo de detalhes são importantes para os atendimentos

Muitos blumenauenses foram surpreendidos ao ligarem para a central de atendimento dos bombeiros, através do número 193, nas últimas semanas. Isso porque algumas pessoas tiveram dificuldades para fazer ou sequer compreender o endereço da ocorrência.

Desde maio deste ano a Central de Emergência do Corpo de Bombeiros Militares de Blumenau foi transferida para Balneário Camboriú. Este fato vem gerado insatisfação e reclamações da comunidade blumenauense.

Algumas ruas que fazem parte do cotidiano blumenauense podem causar estranhamento para quem nunca ouviu falar nelas antes, visto que Blumenau tem muitas ruas com nomes em alemão, como, por exemplo as ruas Frei Estanislau Schaette, Curt Hering, Hermann Huscher, Engenheiro Paul Werner, Engenheiro Udo Deeke, Johann Ohf, Max Scheidemantel, Alwin Schrader, Dr. Hans Gaertner, Bruno Hoeltgebaum, Francisco Clemens Adolpho Hoette, Otto Mordhorst, Erich Knaesel, José Boiteux, Vereador Herbert Schweigert, entre muitas outras.

De acordo com o comandante do 3º Batalhão de Bombeiros Militares em Blumenau, tenente-coronel Mateus Muniz Corradini, o Comando-Geral da Corporação está planejando há algum tempo a centralização das Centrais de Atendimento, sendo que a medida já foi adotada em diversas regiões do estado. A mudança da central de atendimento dos bombeiros já estava prevista.

“Por exemplo, a Central localizada em Chapecó atenderá toda a região Oeste, Meio-Oeste e Extremo Oeste. A região que abrange os municípios da Grande Florianópolis está localizada numa única central na capital; a região do Sul do estado está em Tubarão; enquanto a região da Serra, Vale do Contestado, Alto Vale e Planalto Norte se concentrará em Lages”, explica o comandante.

Motivos para mudança da Central de Emergência

Segundo o comandante, a escolha por Balneário Camboriú ocorreu devido à central já ter uma grande abrangência, sendo todo o Litoral Norte até a região do baixo Vale do Itajaí. Outro ponto é a infraestrutura da Central que já está pronta para receber uma quantidade maior de atendentes. No caso da Central de Blumenau, seria necessária uma grande reforma para conseguir comportar a infraestrutura adequada em termos de espaço físico, rede de telefonia, rede de dados, entre outros.

A Central de Blumenau era responsável pelas ligações dos 14 municípios do Vale Europeu: Blumenau, Gaspar, Brusque, Guabiruba, Botuverá, Timbó, Rio dos Cedros, Benedito Novo e Doutor Pedrinho. Com a mudança, todas as ligações feitas nestes municípios já são direcionadas à Central Regional de Balneário Camboriú.

No caso das ligações que são realizadas para o 193 dos municípios de Indaial, Pomerode, Ascurra, Apiúna e Rodeio, essas continuam sendo direcionadas aos bombeiros voluntários que atendem esses municípios.

Central de atendimento dos bombeiros: mudança veio para ficar

Questionado se existe a possibilidade de reverter a mudança, o tenente-coronel é categórico ao dizer que não. “Essa mudança será provavelmente aprofundada futuramente, em Centrais cada vez mais concentradas, talvez tendo a presença de todos os orgãos da Segurança Pública num mesmo local, como por exemplo: CBMSC, PM, Samu, Defesa Civil, Celesc, Polícia Científica, Polícia Civil. Tal modelo já é adotado em outros lugares do país, como São Paulo e Belo Horizonte, e se demonstraram uma alternativa eficaz”, ressalta.

O comandante ainda destaca que essa mudança é uma “tendência em diversos setores tanto da área pública como privada” e que busca maior eficiência na gestão dos recursos.

“Sabemos que a maior dificuldade, neste início, será a falta de familiaridade com certos endereços dos municípios do Vale Europeu, porém com o tempo e ganho de experiência por parte da equipe de atendimento, tal problema logo será sanado. Vislumbra-se num futuro próximo que, com apoio do avanço tecnológico, será possível mapear a posição dos telefones celulares, facilitando o repasse da informação do solicitante ao nosso atendente. Tal mudança busca a gestão mais eficiente dos recursos, especialmente humanos, devido à sua escassez. Portanto, é uma mudança positiva”, defende.

Impactos e benefícios da Central de Emergência em BC

Diante da mudança e estranheza que os nomes das ruas podem causar aos atendentes de Balneário Camboriú, o comandante destaca a importância de repassar informações corretas e precisas durante a entrevista por telefone.

“Sabemos que podem existir dificuldades nesse início pós-mudança da localização da nossa Central de Emergências, porém solicitamos a compreensão da população, que tal mudança trará avanços de maneira geral no atendimento prestado pelo CBMSC. Lembre-se de repassar de maneira clara, ao ligar para a Central de Emergências, a natureza da ocorrência, número e estado das vítimas, riscos envolvidos no local, endereço com ponto de referência. Quanto maior a clareza das informações, mais ágil será o atendimento”, destaca o Tenente-Coronel Muniz.

Ele ainda cita que a mudança deve gerar a otimização de efetivo, sendo possível realocar bombeiros atendentes das Centrais para trabalhar nas viaturas, aumentando a quantidade de bombeiros para o atendimento da população na ponta; maior padronização e controle de qualidade do serviço prestado nas Centrais Regionalizadas; além da redução do índice de chamadas telefônicas perdidas do tempo de espera da chamada (menor probabilidade da maior quantidade de atendentes das Centrais Regionalizadas estarem todos ocupados simultaneamente), resultando num menor tempo-resposta.

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