+

Pesquisa da Furb revela que um terço dos adolescentes de escolas municipais em Blumenau estão acima do peso

Segundo pesquisadoras, índices precisam de ações imediatas

Uma pesquisa de mestrado da Universidade Regional de Blumenau (Furb), divulgada no dia 16 de março, avaliou o estado nutricional de 675 adolescentes de 10 a 15 anos, estudantes da rede municipal de ensino de Blumenau. O estudo comprovou que 31,3% apresentam excesso de peso, 18,2% estão em estado de sobrepeso, 11,3% têm obesidade e 1,8% possuem obesidade grave.

A pesquisadora Angélica Frizon Krindges Ludwig realizou o estudo sob a orientação da professora Luciane Coutinho de Azevedo para o mestrado em Saúde Coletiva da Furb.

Foi o primeiro estudo populacional realizado com rigor científico para avaliar essa população específica em Blumenau, conforme a nota oficial. Os resultados foram divulgados no dia 16 de maio durante uma banca pública de defesa de dissertação, no campus 3 da universidade.

Segundo as pesquisadoras, os índices revelados pela pesquisa são elevados e precisam de ações imediatas. A média de 31,3% de adolescentes com excesso de peso é superior ao descrito em estudos de base nacional e estudos populacionais regionais publicados em 2014 e 2015.

Saiba mais dos resultados da pesquisa

A pesquisa revelou que 65,4% dos estudantes estavam em estado nutricional adequado, também conhecido como “eutrofia”. Outros dados comprovam que 3% apresentavam magreza e 0,3% estavam com magreza extrema.

Segundo o estudo, o índice de excesso de peso era mais facilmente encontrado entre adolescente entre 10 a 12 anos e em adolescentes do sexo feminino que tenham passado pela puberdade. 

O estudo focou nos aspectos que tornam esses adolescentes mais propensos ao excesso de peso. Nas meninas, foi observado que a primeira menstruação foi um fator influente. Nos meninos, foi observado que estudar no período matutino foi um fator para estarem mais propensos. Porém, o estudo não avaliou as rotinas de sono dos adolescentes.

A faixa etária de 10 a 15 anos foi escolhida por conta da importância de identificar de maneira precoce os casos de excesso de peso, assim como intervir caso o quadro seja grave ou doenças crônicas apareçam, segundo as pesquisadoras.

Entenda como foi feita a pesquisa da Furb

A pesquisa seria uma extensão do trabalho do Grupo de Estudos em Condições Crônicas na Infância e Adolescência (GECCIA), que atua desde 2000 no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Furb (PPGSC-FURB). O objetivo é estudar as condições de vida e saúde da população com doenças crônicas, focando na infância e adolescência. 

As pesquisadoras irão retornar às escolas para compartilhar os resultados da pesquisa e distribuir material educativo sobre alimentação, exercício físico e qualidade do sono. 

Os dados foram coletados com uma amostra composta por 675 adolescentes, que tiveram peso e estatura medidos, responderam a questionários sobre variáveis biológicas e sociodemográficas, como sexo, idade, turno escolar e nível de maturação sexual, além da idade da primeira menstruação, no caso das meninas, segundo a nota oficial.

A escolha das escolas e salas de aulas nas quais os estudantes foram convidados a participar foi realizada aleatoriamente. Tanto os adolescentes quanto os pais ou responsáveis assinaram termos de consentimento para a pesquisa.

O estudo foi realizado somente com adolescentes matriculados na rede municipal de Blumenau, por isso não se recomenda a generalização dos resultados para toda a população de adolescentes de Blumenau.

Saiba quais são os dados comparativos

De acordo com a Secretaria Municipal da Educação (Semed), em 2023, foram avaliados 22.094 estudantes do primeiro ao nono ano de toda rede municipal, o que seria 95,12% do total de 23.227 alunos matriculados. Os resultados provaram que:

  • 4,42% apresentaram baixo peso
  • 64,37% tinham peso adequado
  • 31,21% apresentavam excesso de peso (15,56% tinham sobrepeso e 15,65%
    apresentavam obesidade)

A secretaria explica que aconteceu uma diminuição do excesso de peso comparado com 2021, período da pandemia de Covid-19, em que os estudantes chegaram a 36,59%, com excesso de peso, sendo destes 19,06% com obesidade.

A média de excesso de peso em crianças a partir de 7 anos e adolescentes, em comparação com dados abrangentes, revelou que Blumenau está na média estadual e um pouco abaixo da média regional. Porém, apresenta índices maiores do que a média brasileira.

  • Blumenau: 34,3%
  • Santa Catarina: 34,61%
  • Região Sul: 37,33%
  • Brasil: 32,31%

Os relatórios municipais, estaduais, regionais e nacional são deste ano, foram fornecidos pela Semus e Semed, e providos pelo Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN), uma avaliação nutricional das crianças e adolescentes atendidos no SUS.

Saiba o que diz a Secretaria de Educação

Como divulgado em nota, Blumenau acompanha desde 2010 o estado nutricional dos estudantes da rede pública municipal, em conjunto com a Secretaria de Educação (Semed) e Secretaria de Saúde (Semus), através do Programa de Saúde na Escola (PSE).

“Devido ao aumento do excesso de peso mundial, as avaliações passaram a fazer parte do ano letivo, onde o professor de Educação Física realiza a avaliação antropométrica (coleta de peso e altura) e os profissionais nutricionistas da Educação e Saúde fazem a análise do estado nutricional”, explica.

A secretaria explica que a cidade blumenauense tem ações voltadas para a educação nutricional, incentivo ao esporte e atendimento das pessoas com obesidade na atenção primária e secundária.

Há também instituições de ensino da rede municipal com cardápios que seguem o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Todas as instituições de ensino da rede municipal possuem cardápios que seguem as diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

O planejamento desses cardápios é conforme o Guia alimentar para a população brasileira, de 2014 e o Guia alimentar para crianças brasileiras menores de 2 anos, de 2019, ambos produzidos pelo Ministério da Saúde.

*Com informações de Camila Maurer

Leia também:

1. Vôo direto de Santa Catarina para Portugal: como foi primeira reunião entre governador e embaixador para consolidar projeto
2. Pai de indaialense vítima do Ninho do Urubu irá integrar audiência pública internacional que clama por justiça
3. UFSC de Blumenau está com inscrições abertas para mestrado gratuito
4. Saiba quem são os 11 catarinenses convocados para os Jogos Olímpicos em Paris
5. Galpão de empresa é furtado em Indaial


Veja agora mesmo!

Após retorno aos palcos, Rudi e Willy se reúnem com Sargento Junkes para contar piadas:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo