1º Circuito Gastronômico de Luiz Alves mergulha nas origens do município
A simpática cidade de seus 11 mil habitantes está se preparando para estrear no calendário estadual culinário com a realização do 1º Circuito Gastronômico de Luiz Alves.
Com nove estabelecimentos confirmados, a programação contará com pratos exclusivos, criados especialmente para os dias de evento, entre 13 e 30 de setembro nos locais participantes.
Com realização da Prefeitura com a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, tem o apoio do Sebrae.
“Nos últimos anos temos investido recursos e trabalhado muito para projetar Luiz Alves e fazer com que todos conheçam nossa história, estrutura e diferenciais. O Circuito Gastronômico é mais um importante passo para promovermos quem somos, afinal, a gastronomia faz parte da nossa essência. Esperamos que todos aproveitem essa oportunidade de conhecer de perto os pratos preparados com tanto carinho pelos estabelecimentos participantes”, destaca o prefeito Marcos Pedro Veber. Ele acentua que o formato de circuito, nos próprios estabelecimentos, valoriza a produção de ingredientes locais com indicação geográfica e a história gastronômica da cidade, que se cruza com a cultura do povo.
À mesa estarão receitas criadas após orientações técnicas e capacitações com diferentes consultores especializados. Essa metodologia de trabalho chamada “Cocriando Sabor e Saber”, atua na profissionalização dos restaurantes, cafeterias, hamburguerias e afins. É um formato que identifica soluções e cria estratégias para que os participantes se profissionalizem ainda mais, trazendo um reforço no crescimento e na visibilidade da empresa.
“Essa condução é feita em inúmeros festivais de Santa Catarina e de outros estados do Brasil. É um incentivo à manutenção dos estabelecimentos gastronômicos, que além de receber informações para a produção criativa dos pratos e de estratégias de comunicação, atuam de forma colaborativa e integrada, fortalecendo o setor”, pontua Carlos Kinchescki, gerente regional do Sebrae Foz.
Dois ingredientes são obrigatórios nos menus: cachaça ou banana
Com sua identidade cultural muito ligada à cachaça e à produção de banana (o município é a Capital Catarinense da Cachaça e o maior exportador de banana para o Mercosul), o 1º Circuito Gastronômico de Luiz Alves terá pratos em que um desses ingredientes esteja na composição. São dois produtos de identificação de origem e que farão parte das receitas inéditas dos noves estabelecimentos.
“Nosso desejo era despertar no público o interesse pela cozinha afetiva, desafiando os estabelecimentos participantes para, além de usar os ingredientes locais, resgatar histórias, receitas, hábitos e costumes dos antepassados e trazerem para as receitas atuais”, reforça Priscilla Erbs de Freitas Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico.
Das plantações para o fogão, dos alambiques para a mesa, Luiz Alves está pronta para receber moradores e turistas para um mergulho entre o tradicional e o contemporâneo, durante o 1º Circuito Gastronômico da cidade.
Conheça os estabelecimentos participantes
- Empório Verde
- Estação Gastrobar
- Mannôlla Tele-Entrega
- Padaria e Confeitaria Marlene
- Pane’Vício
- Pita Restaurante
- Restaurante do Acácio
- Society Choperia e Pizzaria
- Valle Pizzaria
1º Circuito Gastronômico de Luiz Alves
Quando: de 13 a 30 de setembro
Onde: em nove estabelecimentos participantes
Valor: de R$ 15 a R$ 65