40% dos candidatos a motorista em Blumenau reprovam no teste teórico da CNH
Desde outubro de 2016 a prova é digital
Quatro em cada dez candidatos a condutor de veículo em Blumenau reprovam no teste teórico. De 11.081 pessoas que fizeram a prova no ano passado, 4.581 ficaram pelo caminho (41%). Em 2016 a taxa de reprovação foi de 32%: 3.030 entre 9.218 candidatos.
O percentual é bem superior ao registrado na prova prática, em que o futuro motorista precisa fazer baliza e dirigir em um quarteirão. Em 2017, das 12.456 pessoas que se submeteram à avaliação prática em Blumenau, 1.269 não passaram (10%), resultado semelhante ao de 2016.
A explicação para o alto índice de insucesso na fase teórica, segundo professores e instrutores de Centros de Formação de Condutores (CFCs), está em mudanças recentes no teste. Até outubro de 2016, os candidatos usavam caneta e papel para responder às questões. De lá para cá, a avaliação de conhecimentos teóricos é eletrônica.
Os participantes leem as questões e respondem por meio de uma tela sensível ao toque (touchscreen). De acordo com instrutores, nem todo mundo tem habilidade com a tecnologia, o que acaba dificultando a execução. Além disso, as questões estão mais interpretativas, menos objetivas.
São 30 perguntas que podem ser respondidas em até 50 minutos. Para passar é preciso acertar pelo menos 21 delas. Caem perguntas sobre legislação de trânsito, regras de circulação e conduta, infrações, penalidades, noções de primeiros socorros, meio ambiente e convívio social no trânsito. O gabarito é divulgado no mesmo dia pelo site do Detran/SC.
O modelo de prova é semelhante ao que todos os motoristas teriam de fazer no momento da renovação, se recente resolução do Contran tivesse vingado. No sábado, o Ministério das Cidades revogou a medida.
A mudança na prova teórica
Para John Teles, diretor-geral e instrutor teórico e prático da Autoescola Teles, agora as questões da prova são muito mais extensas e interpretativas. Segundo ele, as perguntas têm, às vezes, palavras que confundem o aluno.
“Como é digital, existe uma diversidade maior de questões e chega a ser mais complicado. Na prova escrita era muito objetivo”, argumenta Teles.
Para o proprietário do Espaço do Trânsito, Fábio Canto da Silva, até a forma de fazer a prova na tela deixa o aluno mais apreensivo. E os CFCs enfrentam dificuldades para orientar e preparar os candidatos.
“Nem os professores ou os CFCs têm acesso às provas. Isso também contribui para que a avaliação seja mais difícil”, critica Silva.
O que diz o Detran
A delegada da Polícia Civil e Gerente de Habilitação de Condutores do Detran-SC, Claudia Regina da Silva, diz que os CFCs recebem questões da prova eletrônica para trabalhar em sala de aula.
“O banco de questões utilizado na prova eletrônica, cedido pelo Detran do Paraná e que também está em uso no Rio Grande do Norte, é atual e com questões elaboradas, que levam o futuro condutor a raciocinar com lógica e coerência. Aliás, lógica e coerência que devem nortear a conduta no trânsito”, defende.
Pratique e evite a reprovação
O site do Detran do Paraná disponibiliza um simulado que segue os mesmos moldes da prova aplicada em Blumenau. Como o banco de dados é o mesmo, vale a pena praticar bastante. Além disso, há vários aplicativos gratuitos disponíveis tanto na Apple quanto Play Store, com questões para responder.
“Hoje os alunos acabam treinando bastante em aplicativos, porque a linguagem deles é a mesma da prova. Mas o Detran/SC não dá um padrão”, explica o instrutor Fábio Silva.
Interprete a legislação
As leis de trânsito estão entre os conteúdos mais complexos da prova. O instrutor John Teles orienta o candidato a não tentar decorar tudo. O segredo está em ler a questão com calma e interpretá-la. Afinal de contas, são mais de 300 artigos que devem ser explicados em duas semanas de aula.
“Não há como decorar todas as placas, por exemplo, mas tentar interpretá-las, sim”, diz.
Infrações: leve, média, grave ou gravíssima?
Saber o tipo de infração e a quantidade de pontos que ela acarreta na carteira é um dos principais dramas dos alunos. O macete de Teles para este tipo de questão é verificar quais opções aumentam a incidência de um acidente.
“Por exemplo, a utilização de celular gera multa grave porque usando ele eu aumento o risco de acontecer um acidente”, ensina.
As sinalizações
O instrutor de trânsito da Autoescola Modelo, Valdir Darosci, diz que um dos conteúdos que mais aborda nas aulas teóricas é a sinalização. De acordo com ele, o tema é indispensável tanto para a prova quanto para a vida do futuro motorista.
“Os alunos que não sabem a sinalização não têm condições de ir para o trânsito. É preciso que a pessoa se dedique, porque ela vai dirigir uma arma poderosíssima”, alertaDarosci.
Outras dicas
– Assuntos como mecânica, direção defensiva e primeiros socorros estão passando a ser mais frequentes nas perguntas
– Estude em casa. O tempo destinado às aulas teóricas em sala pode não ser suficiente para garantir um bom desempenho
– Você tem 50 minutos para responder ao teste. Leia as questões com calma e procure respondê-las com tranquilidade
– Não esqueça de levar água
Veja como é a tela de início da prova:
Depois, quando você começa a responder: