Marrocos é um país que faz história! Ao chegar às semifinais da Copa do Mundo de 2022 no Qatar, a equipe dirigida por Walid Regragui é a primeira nação africana a chegar às quatro finais da maior competição do futebol – e o fizeram em grande estilo.
Classificados em 22º lugar no mundo pela FIFA, os Leões do Atlas nem sequer se esperava que saíssem de seu grupo – que continha o nº 2 mundial da Bélgica, a finalista da Copa do Mundo da Rússia em 2018, a Croácia e um grupo jovem do Canadá.
Entretanto, o Marrocos não apenas desafiou as futebol odds ao avançar para a fase de mata-mata pela segunda vez em sua história – o time africano enviou ondas de choque ao longo do torneio ao vencer o Grupo F invicto, empatando com a Croácia antes de levar a melhor sobre a Bélgica (2-0) e o Canadá (2-1).
O orgulho do Atlas Lions não terminou por aí, no entanto. Contra a Espanha nas oitavas de final, eles conseguiram manter os vencedores da Copa do Mundo de 2010 à distância durante os 120 minutos de ação – acabando fazendo outra grande declaração com a vitória por 3-0 na disputa de pênaltis subseqüente.
Normalmente, uma história de azar como esta termina em algum momento. Muitos previam que estaria nas quartas de final ao enfrentarem o rival ibérico da Espanha, Portugal. Os homens de Fernando Santos deveriam ter sido bem preparados para o desafio depois de testemunhar o que o Marrocos é capaz de fazer, mas os Leões do Atlas não conseguiram nada com os vencedores da Euro 2016 e conseguiram um objetivo para uma vitória histórica de 1×0.
A seguir, Hakim Ziyech e seus companheiros de equipe? Defendendo a campeã mundial França! Já tendo vencido três das 10 primeiras nações do mundo no Oriente Médio, os homens de Regragui não serão derrotados por serem menos favorecidos que os Bleus na Betfair aposta França x Marrocos.
No entanto, embora eles joguem sem medo independentemente do adversário, esta será a tarefa mais difícil até agora do Atlas Lions. A França pode ter uma extensa lista de lesões, mas eles provaram até agora que ainda são muito capazes de vencer a Copa do Mundo – e um certo Kylian Mbappe não é um homem fácil de parar de causar estragos.
Na verdade, a batalha entre o jogador de 23 anos e seu colega de equipe parisiense Achraf Hakimi poderia ser fundamental nesta partida. O mesmo foi dito sobre o confronto da França com a Inglaterra, já que Mbappe enfrentou o veloz Kyle Walker. Mas enquanto o zagueiro do Manchester City o manteve relativamente quieto, os Bleus ainda conseguiram a vitória.
Por isso, talvez haja mais neste time da França do que o pônei de um só truque que muitos pensavam ser, pois Mbappe roubou as manchetes em seus primeiros quatro jogos. Olivier Giroud provou que ainda é uma verdadeira ameaça aos 36 anos, marcando todos os tipos de gols dentro da área, enquanto Antoine Griezmann foi o melhor jogador do Les Bleus em campo contra os Três Leões – ajudando ambos os gols.
No entanto, os homens de Didier Deschamps ainda estarão contra ele. Não só seus adversários estarão fora para frustrá-los em campo, permitindo à França muita posse de bola, mas minimizando sua produtividade, mas a grande torcida marroquina tem sido indiscutivelmente a melhor que temos testemunhado no Qatar e é preciso dizer que isso fez uma enorme diferença para os jogadores.
Todo mundo adora uma história de azar, mas será o fim da corrida de contos de fadas do Marrocos ou será que eles vão colocar os campeões do mundo à espada? Teremos apenas que esperar para ver.