Ao iniciar participação neste canal de comunicação, apesar das muitas pautas relevantes relacionadas à segurança pública, minha área de atuação profissional há mais de trinta anos, um tema que tem ultimamente chamado a atenção e que creio ser merecedor da primeira coluna, diz respeito aos Clubes de Caça e Tiro aqui de Blumenau.

Recentemente participei da primeira reunião da nova direção da Associação de Clubes Culturais Esportivos de Blumenau (ACCEB), juntamente com o representante do Clube Blumenauense de Caça e Tiro, onde pratico tiro esportivo há duas décadas.

Na ocasião, observamos com satisfação a aproximação do poder público municipal aos clubes, que trazem consigo um riquíssimo patrimônio imaterial de inestimável valor histórico e cultural a nossa cidade, e podem ser um diferencial na promoção de um turismo diferenciado e de qualidade, bem como fonte de renda e geração de empregos.

Aqui na cidade de Blumenau, a prática do tiro cultural e esportivo já é antiga e conhecida, uma vez que tal atividade foi inserida na cultura da cidade desde a sua fundação, enquanto ainda éramos colônia.

Breve história

A Colônia Blumenau foi fundada em 1850, tendo como principais colonizadores os imigrantes alemães, os quais trouxeram, junto ao seu povo, também a cultura dos clubes de caça e tiro, visto que tinham por hábito a prática do tiro ao alvo, dentre inúmeras outras tradições.

O fato da Colônia de Blumenau ter evoluído isolada das influências da sociedade luso-brasileira do litoral, facilitou a preservação da língua, usos e costumes germânicos e, com isso, especialmente a prática do tiro esportivo.
Os clubes tradicionais da Alemanha eram conhecidos como Schutzenverein, sendo que o primeiro clube foi fundado em 1859, menos de 10 anos após a fundação da colônia, e, desde então, o número de clubes não parou de aumentar.

Com o passar dos anos, houve significativa evolução na prática do tiro esportivo, com práticas mais modernas, as quais foram dando azo à criação de novos clubes pelo país.

Por esta razão, considerando que os clubes de caça e tiro são grandes responsáveis por manter viva a cultura e tradições germânicas dos colonizadores do município, Blumenau possui vasto histórico na prática desta modalidade de esporte.

Os clubes de caça e tiro blumenauenses são bastante tradicionais, seguindo costumes dos antepassados, como a produção de festas anuais. Nestas festas, regadas à comida, música e danças típicas alemãs, dentre outras atividades, são realizadas competições de tiro e a eleição do rei e da rainha do tiro. As festas remetem às comemorações realizadas nos antigos Schutzenverein, que duravam três dias e reuniam diversas famílias.

Além das festas tradicionais, Blumenau conta também com a Associação de Clubes Culturais Esportivos de Blumenau(ACCEB), que promove todos os anos realização das Olimpíadas dos Clubes de Caça e Tiro, nas quais os clubes participam de inúmeras competições, em mais de 20 modalidades esportivas de tradição germânica.

Ao fim das Olimpíadas dos Clubes de Caça e Tiro Blumenauense, é realizada a entrega da premiação e troféu, encerrando-se as comemorações com baile de eleição da rainha e princesas dos clubes. A realeza participa dos mais variados eventos na cidade, também visando disseminar a cultura dos clubes de caça e tiro, bem como fortalecer as raízes germânicas da cidade.

A fim de homenagear e fomentar a cultura germânica e dos clubes, deverá ser reaberto em breve o Museu dos Clubes de Caça e Tiro na cidade, sendo a nova localização na Casa do Turista, na rua Antonio Treiss, 1550, em frente ao SESI, no bairro Vorstadt. O museu estará aberto à visitação, onde conta com exposição de medalhas, troféus, armas, trajes e bandeiras.

Importante destacar, ainda, que além das práticas, festas e costumes realizados em suas sedes, os clubes de caça e tiro blumenauense possuem espaço cativo e participação ativa na maior festa alemã da América Latina, a tradicional Oktoberfest, realizada anualmente no mês de outubro.

Além do enorme valor histórico da cidade de Blumenau, o tiro esportivo também já traz reconhecimento para o Brasil há mais de um século, vez que a primeira medalha de ouro do país nas Olimpíadas da Antuérpia, em 1920, foi adquirida na prática da referida modalidade esportiva.

Dentre o reconhecimento Brasileiro no esporte, há especial destaque aos atletas blumenauenses Teófilo Ribeiro Neto, Vinicius Simão e Rafaela Simão, os quais já conquistaram diversos troféus na categoria de tiro ao prato.
Por conta do histórico de atletas e excelentes estruturas em seus clubes de tiro, Blumenau também já foi sede de eventos nacionais e internacionais, como provas de tiro ao prato de Trap Americano no ano de 2015 e o 47º Campeonato Sul-Brasileiro de Tiro Carabina e Pistola em 2021.

Além de fomentar a cultura, o lazer, esporte, recreação em família, a criação de novos clubes de tiro esportivo também gerou muitos novos empregos.
Segundo o Exército, desde 2019, os números de licenças para abertura de novos clubes de tiro quebraram recordes, o que evidencia uma demanda reprimida pelas políticas públicas anteriores, bem como o grande interesse populacional pela prática.

Portanto, evidente a importância da prática para sociedade num geral, mas em especial para cidade de Blumenau.

Benefícios da prática de tio esportivo e importância do tiro cultural

Além de agregar à cultura e à sociedade num aspecto geral, o tiro esportivo ajuda o praticante a desenvolver habilidades técnicas, como precisão, coordenação motora, concentração e controle emocional. Essas habilidades são valiosas não apenas na prática do esporte, mas também na vida cotidiana, seja no trabalho, nos estudos ou em situações de emergência.

Além dos benefícios esportivos, a prática de tiro cultural também tem grande importância. Ao aprender sobre as diferentes armas de fogo e sua história, os praticantes de tiro cultural desenvolvem um conhecimento valioso sobre segurança e responsabilidade no manuseio de armas.

Além disso, ter conhecimento sobre o bom uso das armas de fogo, torna Blumenau uma cidade ainda mais segura.

Ademais, como mencionado anteriormente, a prática do tiro cultural auxilia diretamente na manutenção das raízes germânicas da cidade. Em que pese a evolução de uma sociedade seja extremamente importante, igualmente relevante e necessário é conhecer a própria cultura e origens, para que possamos protegê-la, como forma de preservar quem somos, nossas características e identidade do povo Blumenauense.


Assista agora mesmo!

Risoto com palmito e alho-poró rápido e fácil de fazer: