A indescritível sensação de desfilar pela Oktoberfest Blumenau
Reportagem acompanhou e desfilou junto ao grupo Fantástica Fábrica de Chope
Em meio à semana chuvosa que estamos presenciando em Blumenau, o sol se abriu na tarde desta quarta-feira, 12. Sinais de que até mesmo o astro queria que as nuvens se afastassem para poder assistir ao terceiro desfile da Oktoberfest na rua XV de Novembro.
Pela primeira vez, ao invés de estar entre os espectadores, pude descobrir como é viver a magia do desfile de dentro para fora. Tive esta oportunidade concedida pelos organizadores da Fantástica Fábrica de Chope, que desde 2009 levam alegria e muito chope, distribuídos em copos personalizados, àqueles que acompanham o passar dos grupos.
No caminho da XV até a concentração dos carros motorizados, que fica na rua das Palmeiras, a atmosfera era de Oktoberfest. O comércio local aproveitava para vender chopes e outras iguarias tradicionais às centenas de pessoas que se aglomeravam e buscavam um espaço nobre na calçada da via. Havia quem, inclusive, levasse cadeira de praia para assistir ao espetáculo que estava por vir.
Na concentração, o clima era de descontração e um pouco de frio na barriga. Natural. É preciso levar em consideração toda a logística conduzida para que aquelas pessoas estivessem naquele horário, naquele local, trajado de maneira adequada às tradições e cumprindo todos os critérios.
Desde o cuidado com o carro que carrega o chope “na pressão das gangorras” até as instruções aos foliões, tudo foi cuidado com os mínimos detalhes. O clima era de cooperação entre todos os integrantes, para que tudo funcionasse da melhor maneira possível. E deu certo.
Já no momento em que chegamos na XV, o frio na barriga deu lugar a uma positiva ansiedade para que pudéssemos estar logo em meio àquela multidão. Como a Fantástica distribui chope para todos, éramos uns dos mais aguardados, principalmente por aqueles que estavam com mais sede. Talvez o sol tenha contribuído com isso.
Quando enfim entramos, a euforia tomou conta. É como se uma força unisse todos do grupo em uma completa atmosfera de alegria e cooperação. Os rostos do público se alegraram ao ver a Fantástica chegando. Logo, surgiram as mãos em meio à pista, buscando os copinhos de chope personalizados do grupo, de preferência com preenchidos com o líquido favorito da Oktoberfest.
Danças – coreografadas ou espontâneas – seguiam o ritmo das músicas tradicionais da Fantástica Fábrica de Chope. Enquanto isso, os copos iam acabando, mas não o chope, distribuído em quatro torneiras no veículo. Aí o folião tinha que se virar servindo dentro do copo dos espectadores.
Confira o vídeo da Fantástica Fábrica de Chopp desfilando nessa quarta-feira, 12, gravado por Robson Lopes da Silva:
Uma das sensações mais incríveis do desfile é o de proporcionar o sorriso a uma pessoa que está recebendo apenas alguns mililitros de chope em seu copo. É aí que está: não é o chope que ele quer. Ele quer a sensação de ter, de alguma forma, participado do desfile. Ter sido notado por um dos integrantes. E, principalmente, contar depois aos amigos e familiares: “eu recebi chope da galera que desfilou!”
O sucesso do desfile da Oktoberfest é justamente esta sinergia: a criatividade e organização dos grupos, o respeito às tradições, a energia dos foliões e a alegria do público. Sem estas engrenagens, a fábrica não funciona. Nem a de chope, nem a de sorrisos.
Ao término do desfile restou a todos, participantes e espectadores, a mesma sensação: “mas já acabou?”. Calma pessoal, tem mais. Estão previstos mais três desfiles que podem ser conferidos aqui. Eu agora volto para a turma dos espectadores, mas com certeza, assim como todos que algum dia tiveram a honra de desfilar pela Oktoberfest Blumenau, carregarei para sempre no coração o dia 12 de outubro de 2022.
– Assista agora:
Gastronomia da Oktoberfest: conheça pratos curiosos e tradicionais da festa