“A OAB de Blumenau não pode ser um clube social”; as propostas da chapa 102 na eleição da OAB-SC Subseção de Blumenau

Candidato da chapa 102 é terceiro e último entrevistado da série que conversou com as três candidaturas

Nesta sexta-feira, 22, será realizada a eleição da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em todo o território catarinense. Na subseção de Blumenau, três chapas estão inscritas. O jornal O Município Blumenau realizou entrevistas para conhecer os candidatos das três chapas e suas propostas para a gestão da OAB durante o triênio 2025-2027. Além de Blumenau, a subseção também representa Pomerode.

Será publicada uma entrevista por semana, até o dia 20 de novembro, sempre às quartas-feiras. A posição definida para as publicações segue a ordem alfabética, considerando o primeiro nome de cada candidato à presidência.

A terceira entrevista publicada é da chapa 102, cujo candidato à presidência é o advogado Pedro Cascaes Neto.

Chapa 102 – Independência e ordem
Presidente: Pedro Cascaes Neto
Vice-presidente: Maria Teresinha Erbs

“Chapa independente”

Segundo Pedro Cascaes Neto, a chapa 102 pode ser considerada a única de fato independente, já que os concorrentes das demais chapas integram ou apoiam quadros da seccional da OAB-SC, seja deste mandato ou do anterior.

“Eu acredito que a OAB precisa ser independente, autônoma e apartidária”, justifica. Ele explica que o surgimento da chapa foi justamente porque o grupo que a integra não apoia a atitude da situação, composta pela chapa 101, que teria sido oposição da seccional, mas que por conveniência e arranjo político teria mudado este posicionamento.

Para ele, também, a subseção de Blumenau precisa ter uma postura mais de auxiliadora dos profissionais de advocacia e menos de promotora de eventos sociais para núcleos fechados. “A OAB de Blumenau não pode ser um clube social, sem o olhar atento na defesa das prerrogativas dos advogados e sem um posicionamento diante dos grandes temas nacionais”.

“Precisamos de uma gestão de pulso firme, com o mantra da independência e da autonomia. A anuidade é cara aos advogados, e estes recursos precisam ser gastos mais na defesa das prerrogativas e menos em festas”.

Criação da Assembleia da Advocacia

Falando em posicionamento da OAB, um dos principais projetos apresentados pela chapa 102 é a Assembleia da Advocacia. A intenção, de acordo com Pedro, é promover debates que resultarão em votações, justamente para que a OAB defina qual será seu posicionamento público perante os assuntos mais pertinentes.

“Será o eco da vontade dos advogados. A verdade é que a OAB está omissa, e precisamos em conjunto construir uma imagem de posicionamento, e de defesa deste posicionamento”.

Experiência interna

Pedro Cascaes Neto é conselheiro estadual da OAB-SC, coordenador geral das comissões, membro consultor da Comissão Especial de Direito Empresarial do Conselho Federal da OAB e foi vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina (CAASC).

Ao longo deste período, ajudou a organizar cerca de 270 eventos que envolveram 50 mil advogados. Como vice-presidente da Caasc colaborou com o auxílio-emergencial que proporcionou recursos para cerca de 1 mil advogados e com a criação de escritórios compartilhados.

Já Maria Teresinha Erbs, candidata a vice, foi presidente da OAB-SC Subseção de Blumenau na gestão 2019 a 2021 e é atual secretária-geral da OAB-SC, porém sua gestão na seccional encerra neste ano.


Veja agora mesmo!

Clube de Caça e Tiro Velha Central mantém tradição secular na comunidade:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior