“A OAB está omissa e precisamos resgatar seu papel na sociedade”: as propostas da chapa 103 na eleição da OAB-SC Subseção de Blumenau
Candidato da chapa 103 é primeiro da série que conversará com as três candidaturas
No dia 22 de novembro será realizada a eleição da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em todo o território catarinense. Na subseção de Blumenau, três chapas estão inscritas. O jornal O Município Blumenau realizou entrevistas para conhecer os candidatos das três chapas e suas propostas para a gestão da OAB durante o triênio 2025-2027. Além de Blumenau, a subseção também representa Pomerode.
Será publicada uma entrevista por semana, até o dia 22 de novembro, sempre às quartas-feiras. A ordem definida para as publicações segue a ordem alfabética, considerando o primeiro nome de cada candidato à presidência.
A primeira entrevista publicada é da chapa 103, que tem como candidato à presidência Aurélio Miguel Bowens da Silva.
Chapa 103 – Posição e Liberdade
Presidente: Aurélio Miguel
Vice-presidente: Ademir Cristofolini
Postura de Mudança
Segundo o candidato à presidência pela chapa 103, Aurélio Miguel, o conceito principal do grupo parte de um movimento nacional que busca uma mudança de postura em toda a OAB no Brasil. Para este grupo, a OAB tem se omitido em diversos temas nacionais nos quais poderia intervir, desde assuntos de interesse geral que impactam a sociedade até questões relacionadas ao próprio exercício da advocacia.
“Nós somos cobrados pelos nossos clientes: ‘Por que a OAB não se posiciona?’. Isso sobre os mais diversos temas, como os eventos de 8 de janeiro de 2023 ou as fake news. Entre a classe, também há um sentimento de que a OAB não vem defendendo as prerrogativas da advocacia. A OAB está omissa, e precisamos resgatar seu papel na sociedade.”
Para Aurélio, a OAB se tornou distante da sociedade civil organizada, deixando de participar de eventos do terceiro setor e isolando-se como entidade. Segundo ele, a chapa 103 representa a única mudança real entre as três concorrentes. “Os demais concorrentes têm em suas chapas integrantes que já ocupam cargos na OAB, seja na subseção de Blumenau ou em nível estadual”, completa.
Eleição da Sociedade
O candidato à presidência da chapa 103 afirma que, além dos advogados, essa será uma eleição da sociedade em geral. “A sociedade precisa se engajar e incentivar seu amigo advogado a participar da eleição, a exercer seu direito ao voto.”
Aurélio destaca que há muitos advogados atuando em favor da chapa 103, incluindo advogados que nunca haviam se envolvido com a OAB e agora fazem parte da chapa como diretores ou conselheiros. “Temos um perfil mais jovem entre as chapas candidatas, com excelentes ideias para colocar em prática assim que formos eleitos.”
Entre os projetos, Aurélio ressalta a participação ativa de Pomerode, que também é representada pela subseção de Blumenau. “Queremos aproveitar a vocação turística de Pomerode para trazer congressos nacionais de advocacia para a cidade. A rede hoteleira local atenderia bem os advogados de todo o Brasil, proporcionando uma ótima visibilidade.”
Veja agora mesmo!
Casarões da família Otte contam história da colonização e preservam tradições: