A volta da caçamba: vídeo levanta dúvidas sobre obra em Blumenau
Veículo auxilia nos trabalhos da obra de duplicação da rua Humberto de Campos, no bairro Velha
Um vídeo chamou a atenção dos blumenauenses nesta quinta-feira, 4. Nele, uma caçamba que auxilia nos trabalhos da obra de duplicação da rua Humberto de Campos, no bairro Velha, é carregada de areia. O veículo dá uma volta no quarteirão e retorna praticamente para o mesmo lugar e despeja o material. Confira o vídeo:
O registro foi feito na manhã desta quinta-feira de um prédio comercial na rua Dr. Léo de Carvalho por Danilo Romero Havenstein. Ele conta que o trajeto realizado pela caçamba já havia chamado a atenção de outra pessoa, que comentou o fato com Danilo.
“Fiquei alguns minutos prestando atenção e aconteceu novamente, aproveitei e filmei”, explica.
Quando questionado sobre a volta dada pela caçamba, o secretário de infraestrutura urbana Edson Brunsfeld explica que a volta é necessária para a realização do trabalho.
“O veículo está levando material de um ponto a outra da obra. Se não fosse feito dessa maneira, a caçamba teria que entrar na contramão ou então teríamos que fechar uma pista apenas para o transporte dos materiais, já que não é possível acessar a área desejada apenas dando a ré. Então para não atrapalhar o trânsito, a empreiteira optou por fazer o transporte dessa forma”, conta.
Uma hipótese levantada pelos internautas que viram o vídeo nas redes sociais seria de que a empreiteira responsável pela obra no local seria paga por quilômetro rodado ou por hora de trabalho. O secretário nega.
“A obra foi contratada por empreitada, sendo assim, receberá pela obra entregue”, explica.
Os empreiteiros da obra também gravaram um vídeo, em que é possível ver com detalhes as condições do local por onde o caminhão poderia passar, mas explicam a inviabilidade.
A Prefeitura de Blumenau emitiu uma nota oficial. Confira na íntegra:
A Prefeitura de Blumenau esclarece que as obras de duplicação da Rua Humberto de Campos têm um valor total licitado, sendo que o número de viagens ou quilometragem realizada pelos prestadores de serviço não altera o custo do contrato. Vale ressaltar que um desnível no solo dentro do canteiro de obras impedia que o caminhão realizasse outros tipos de manobra. A Prefeitura reforça ainda que a obra de duplicação é essencial para a mobilidade, garantindo a ligação da região Central e o corredor Oeste, melhorando o trânsito da nossa cidade.