Abertas inscrições para a 11ª edição da Caminhada Noturna da Rota do Enxaimel, em Pomerode

Caminhada acontecerá neste sábado

A 11ª edição da Caminhada Noturna da Rota do Enxaimel, em Pomerode acontecerá neste sábado, 29. O passeio vai unir saúde, gastronomia e cultura numa paisagem tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e considerada pela Organização das Nações Unidas (ONU) como uma das melhores vilas turísticas do mundo.

O passeio

O passeio parte do Clube de Caça e Tiro XV de Novembro e segue por 12,5 quilômetros em ruas do bairro Testo Alto. Ao longo do percurso, as casas históricas construídas na técnica enxaimel estarão iluminadas. Haverá atrações culturais, além de distribuição de frutas e água gratuitas. A organização pede para que os participantes levem cantil ou garrafa.

A concentração inicia às 17h e a partida é às 18h. O  evento é realizado pela prefeitura de Pomerode, com apoio da Associação Rota do Enxaimel.

Sobre a Rota do Enxaimel

A Rota do Enxaimel fica no bairro Testo Alto, em Pomerode, onde vivem cerca de 3 mil pessoas. A localidade preserva 50 casas históricas no estilo enxaimel, técnica construtiva trazida pelos imigrantes alemães, e oferece opções de passeios, restaurantes, hospedagens, artesanato, chocolates, bolachas, geleias e conservas.

É possível percorrer o roteiro por conta própria, tendo por base o site e mapas impressos distribuídos em pontos estratégicos. Também está disponível o serviço de guias profissionais.

Como se inscrever

As inscrições já estão abertas. Para se inscrever, basta preencher o formulário disponível neste link. A inscrição é gratuita e durante a concentração também serão aceitas inscrições.

Mais de mil pessoas são esperadas no evento e cerca de 300 já estão inscritas, incluindo turistas de estados como Paraná, Rio Grande do Sul, Maranhão, São Paulo, Bahia e até da Argentina.

Linha de chegada

Na chegada, de volta ao clube, os participantes serão recepcionados com café colonial e bufê de sopas, incluindo a iguaria mais aguardada da noite, o Schwarzsauer. Também chamada de cabidela ou gabidela, essa sopa forte, ideal para o inverno, é feita com carnes e sangue de pato. A receita é herança dos tempos de imigração.

As sopas e café colonial devem ser pagos à parte. No local ainda haverá competições típicas, como tiro ao alvo e pássaro ao alvo.


Assista agora mesmo!

Casarão da família Karsten tem detalhes que revelam origem da empresa e história do têxtil na região:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo