Acadêmicos de Jornalismo visitam redação de O Município Blumenau
Estudantes da Furb participaram de atividade na sexta-feira
Duas turmas do curso de Jornalismo da Furb visitaram a redação do jornal O Município Blumenau na noite de sexta-feira, 15. O momento foi de compartilhamento de informações, troca de experiências e dúvidas da vida profissional explicadas.
Os estudantes fazem parte da segunda e quarta fases do curso. As disciplinas referentes à visita eram Teorias do Jornalismo e Gêneros Jornalísticos, respectivamente. Ambas são lecionadas pela professora Magali Moser.
“Visitas como esta são importantes para aproximar as realidades da sala de aula e da prática jornalística. No campo de conhecimento do Jornalismo, há uma histórica dicotomia entre teoria e prática, como se fossem conhecimentos apartados. Essa visão é muito prejudicial tanto para estudantes quanto para profissionais do Jornalismo. Experiências como a de sexta representam tentativas de romper essa separação e contribuem para a formação de maneira singular”, ressalta a docente.
A visita foi guiada pelo editor chefe do jornal, Cristóvão Vieira, que apresentou o espaço, explicou como funciona a rotina produtiva da equipe, tirou dúvidas dos estudantes sobre a atuação em uma redação e compartilhou experiências da rotina como jornalista.
“É sempre importante uma parceria com um curso tão fundamental para a área jornalística como o curso de Jornalismo da Furb, que está às portas de completar seus 10 anos. Foi uma troca de ideias bem interessante para que eles também conhecessem como é que funciona o mercado de trabalho no qual eles logo dentro em breve estarão inseridos”, ressalta o editor.
A doutoranda e estudante Anna Coirolo, de 29 anos, buscou o Jornalismo como uma segunda graduação e enfatizou a importância de visitas técnicas como esta para conhecer de perto as redações e também conhecer os profissionais.
“Muitas vezes nós temos uma visão glamourosa, meio cinematográfica, do que é ser jornalista. Essas visitas possibilitam conversar com profissionais locais, entender como são as demandas, as rotinas, o espaço físico de trabalho, as peculiaridades de cada veículo. Outro fato é ver como essas notícias impactam no dia a dia da vida do jornalista e na sua própria construção como ser humano”, comenta.
Leia também:
1. Idosa morre quatro dias após ser atropelada por ônibus em Blumenau
2. Comitiva da Shein visita Blumenau em busca de empresas parceiras e interessadas no aplicativo
3. Cantor blumenauense vence categoria de maior festival de música do Brasil
4. GALERIA – Saiba como foi participação de Blumenau na Oktoberfest da Alemanha
5. Prefeitura irá investir mais de R$ 7 milhões em iluminação pública no Centro de Blumenau
Assista agora mesmo!
Clube de Caça e Tiro Velha Central mantém tradição secular na comunidade: