Ação alusiva ao Dia Mundial do Diabetes oferece atendimento gratuito à comunidade

Em Blumenau, estima-se que 15% dos adultos tenham a doença

Ação alusiva ao Dia Mundial do Diabetes oferece atendimento gratuito à comunidade

Em Blumenau, estima-se que 15% dos adultos tenham a doença

Redação

A Secretaria Municipal de Promoção da Saúde (Semus) oferece hoje, das 08h às 15h, em frente à escadaria da Catedral São Paulo Apóstolo, na rua 15 de Novembro, uma ação em alusão ao Dia Mundial do Diabetes. Na ocasião, há o atendimento gratuito para a comunidade, com verificação de glicemia capilar, aferição da pressão arterial e orientações relativas à saúde.

Danubia de Souza

Em Blumenau, estima-se que 15% dos adultos tenham diabetes mellitus, taxa que pode chegar perto dos 22% na população com idade superior a 65 anos. O NAD, serviço de referência situado no prédio do Ambulatório Geral do Centro, oferece atendimento especializado para pessoas que convivem com a doença. Em 2017, mais de três mil atendimentos foram realizados pela unidade. Em Blumenau, cerca de 3,2 mil pacientes atendidos pelo SUS são usuários de insulina.

O Diabetes Mellitus é uma doença caracterizada pela elevação da glicose no sangue (hiperglicemia) e pode acontecer devido a problemas na secreção ou na ação do hormônio insulina, produzido no pâncreas. Atualmente, segundo estimativas, 387 milhões de pessoas em todo o mundo possuem diabetes.

No Brasil, o número de pessoas diagnosticadas com diabetes cresceu 61,8% nos últimos 10 anos, passando de 5,5% da população em 2006 para 8,9% em 2016. Os dados são de pesquisa realizada pela Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), do Ministério da Saúde.

 

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio