Adaptação de conto de escritor blumenauense vira filme e estreia em setembro
Filme foi produzido com recursos da Lei Paulo Gustavo
No próximo mês Blumenau terá o lançamento do média-metragem Canil Para Cachorro Louco, uma produção feita por blumenauenses. O filme é dirigido por Maicon Tenfen e trata-se de uma adaptação do conto homônimo escrito por Maicon e publicado em 2013 pela editora Gryphus.
A estreia com exibição única acontecerá no dia 12 de setembro, a partir das 19h30, na Fundação Cultural de Blumenau. As gravações iniciaram em fevereiro deste ano. A produção ocorreu devido os recursos da Lei Paulo Gustavo.
O elenco é composto por Roberto Morauer, como Genésio; Ingelore, como Irene; Stelar, como Raquel e Carol; Sergio Barreto, que será o diretor fictício; Jean Massanero, que será o assistente de direção fictício; e Jozué Junior, que dará vida ao personagem Jorge.
Além disso, quem também compõe a equipe técnica é Ana Pellizzaro, figurinista; Fabíola Pereira, diretora de produção; Daiane Murara, hairstyle; Karine Murara, maquiagem; Gabriel Affonso, videomaker; Gringo Starr, preparador de elenco; Paulo Zimmermann, diretor de fotografia; e Brunê Nasato, diretora de arte.
Detalhes da produção Canil Para Cachorro Louco
As gravações ocorreram durante duas semanas e tiveram locações em Blumenau, Timbó e Indaial. Na avaliação de Maicon, o lugar mais especial foi a residência de Gertrude Gross Hering (1879 – 1968). Segundo ele, a motivação para escolha ocorreu devido à beleza do local, além de ser uma forma de contemplar a história de Blumenau.
O diretor já trabalhou em outros quatro curtas-metragens que estão em processo de finalização, sendo Canil Para Cachorro Louco o primeiro média-metragem da carreira. Ele revela que ainda pretende trabalhar em um longa-metragem.
Escolha de elenco
Roberto Morauer interpreta Genésio, personagem central do filme. O ator trabalha com teatro há 30 anos, atuando e dirigindo espetáculos, e conhece Maicon Tenfen desde 1997.
“Como já tive algumas experiências de trabalho para TV e vídeo também, e tenho o perfil do personagem, Maicon me chamou para fazer o filme. Lendo o roteiro, gostei da ideia e começamos a trabalhar”, conta.
Para escolha do elenco, Maicon pontua que buscou atores que já tivessem experiência, seja em filmagens ou em teatro, visando a entrega do material com boas performances.
“A expectativa está alta, pois toda a equipe se dedicou bastante para apresentar um média-metragem com uma boa história, boas interpretações e excelente qualidade técnica”, comenta o diretor.
Para o lançamento, Roberto diz estar bastante curioso para ver o resultado final. “Na edição é que a magia do cinema acontece. E como não gosto de ver cenas que gravo logo após a gravação, o dia da estreia se torna uma grande surpresa para mim. Estou feliz em ter participado desta produção e ansioso para ver o resultado dela”, completa.
Adaptação do conto Canil Para Cachorro Louco
A história do média-metragem é baseada no livro Maicon Tenfen, Canil Para Cachorro Louco. O enredo conta a vida de um professor universitário de meia-idade obcecado por detalhes e pelo dever cumprido, que não se permitia sequer um gracejo com as secretárias jovens e atraentes.
Seu cotidiano se limitava às idas e vindas entre o trabalho e a casa onde, ao final do dia, encontrava sua esposa Irene. Seu sonho pequeno-burguês se limitava a comprar um apartamento de praia para usufruir na sua aposentadoria, após mais de 30 anos lecionando.
Mas um dia, com o cancelamento das aulas daquela manhã, toma coragem e ousa alterar a sua rotina. A partir daí uma sucessão de acontecimentos inesperados muda a vida do professor Genésio Campanelli para sempre. Em ritmo alucinante, a outrora vida pacata do professor transforma-se em um thriller. E, numa vertigem, o impossível começa a acontecer, até o seu final surpreendente.
Apesar do filme ainda não ter sido lançado, o diretor avalia a possibilidade de disponibilizá-lo em alguma plataforma futuramente.
Trajetória do Maicon Tenfen
Maicon nasceu em Ituporanga em 1975. Em 1998 formou-se em Letras na Furb. Já produziu crônicas semanais para jornais de Santa Catarina, além de resenhas e artigos para veículos de comunicação do Brasil.
Desde 2016 Maicon coordena a equipe de roteiristas responsáveis pela série de animação Boris e Rufus, que é exibido no canal Disney XD e no serviço de streaming da Amazon. Também é exibido na Rússia, China e no Vietnã.
Entre as obras publicadas por ele estão: Quissama: O império dos Capoeiras, Quissama 2: Território Inimigo, Dinamene, O Filho do Capitão Trovão, Lutz e Gandalina: Contra o crocodilo alado de Salone, Hugo Gê: Os Guardiões de Asterion, O Menino que não sabia histórias de amor, O Espetáculo de Inverno, A Vida Secreta de um Poeta, A Biblioteca Subterrânea, além de Canil para Cachorro Louco.
Confira imagens da produção do filme Canil para Cachorro Louco
Leia também:
1. GRAVE – Cães maltratados e com fome já estavam praticando canibalismo em casa de Indaial; homem foi preso
2. Fim do estado de greve: trabalhadores do transporte coletivo de Blumenau aprovam proposta salarial
3. Roteiro Gastronômico começa nesta quinta-feira em Blumenau com mais de 30 opções de pratos
4. Confira quantas pessoas estão aptas para votarem em Blumenau neste ano
5. Homem é preso com 5 kg de maconha após se envolver em acidente, em Blumenau
Veja agora mesmo!
Dieter Gieseler explica para Sargento como foi dia em que faltou luz no show da banda Hellmann: