“A advocacia na era digital”
No último dia 11 de agosto advogados celebraram o seu dia, assim definido em alusão à criação dos primeiros cursos de direito no país. Hoje estimam-se mais de mil escolas de direito e de um milhão de advogados no Brasil.
Nossa profissão tem evoluído como todos as demais com o passar dos tempos. Muda a sociedade, alteram-se os tipos de conflitos, inovam-se os meios de comunicação e, por conseguinte, a forma de se distribuir a justiça.
Ainda encontramos profissionais da ativa em Blumenau que datilografavam em suas máquinas de escrever manuais as petições. Perseverantes, hoje lidam com a informática e a tecnologia da informação. Apenas alguns poucos autos físicos de processos judiciais resistiram à virtualização, mas as sessões de julgamento, por conta da pandemia, acabaram convertidas em telepresenciais e foram parar no Youtube.
Teletrabalho, home office, assinatura e peticionamento eletrônicos e videoconferência são termos que passaram a fazer parte do dia a dia da Advocacia na era digital. É inegável que tantas mudanças, tão repentinas, são motivo sim de ansiedade até nos profissionais mais inovadores. Por exemplo, admitir que uma testemunha possa ser interrogada à distância ainda é para muitos operadores do direito um grande desafio.
É certo, porém, que com a formulação de novos protocolos, ajustes, códigos de conduta e a própria habitualidade, além de muito debate, como é praxe em nosso ramo, tudo haverá de se acomodar. São os chamados novos tempos, como diriam os saudosistas. Mas no fundo o que realmente importa é que a Justiça, por qualquer meio, seja sempre feita pelos homens, para os homens e em razão destes.
Desejo a todos os colegas um feliz Dia do Advogado e que a fé na Justiça se renove a cada dia, em cada um de nós.