Governo Jair Bolsonaro planeja privatizar aeroporto de Navegantes

Segundo o jornal Valor Econômico, terminal que atende o Vale do Itajaí será concedido em 2020

O aeroporto de Navegantes está na lista de terminais que devem ser concedidos à iniciativa privada no governo Jair Bolsonaro. A informação foi publicada nesta sexta-feira, 7, pelo jornal Valor Econômico.

Segundo a reportagem, o plano da nova administração é entregar a empresas a administração de 44 aeroportos, entre eles os de Navegantes e Joinville. Hoje ambos são operados pela estatal Infraero.

Os aeroportos catarinenses integram um primeiro bloco de concessões, que seria licitado em 2020. A ideia já foi inclusive apresentada a empresas do setor aeroportuário em uma feira internacional, na Alemanha.

Porém, o texto do Valor ressalta que a continuidade do plano depende do sucesso de uma outra rodada de concessões, preparada pelo governo Michel Temer, e que já está agendada para 15 de março. Nesta rodada entrarão aeroportos do Nordeste, como Recife (PE), Maceió (AL) e Aracaju (SE), além de cidades do Sudeste e Centro-Oeste.

Superlotação

Inaugurado em 1970 e desde 1980 sob a administração da Infraero, o Aeroporto Internacional Ministro Victor Konder, em Navegantes, vai atender em 2018 quase 2 milhões de passageiros. Segundo a estatal, é o maior terminal de cargas de Santa Catarina e o sétimo do país.

O aeroporto funciona como porta de entrada para o litoral Norte e o Vale do Itajaí. Boa parte dos usuários é de moradores da região de Blumenau. Projetos de ampliação do terminal e da pista tramitam há anos na Infraero, mas problemas com desapropriações e liberação de verbas para obras vêm provocando a defasagem da estrutura.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo