Aeroporto Quero-Quero terá obras de cercamento e balizamento noturno iniciadas e licitação lançada em abril
Expectativa é que obras sejam concluídas em 2022 e início de 2023
Uma “novela” antiga de Blumenau está com os dias contados para chegar a um desfecho. Os tão esperados e cobrados cercamento e balizamento do aeroporto Quero-Quero terão encaminhamentos decisivos em abril para serem executados ainda em 2022.
Na questão do cercamento o contrato com a empresa vencedora da licitação – Matecon Materiais de Construção – foi assinado na segunda-feira, 21, e agora aguarda os trâmites internos do município para ser publicado no Diário Oficial. Com essa etapa concluída, a expectativa é que nos primeiros dias de abril a ordem de serviço possa ser assinada e a obra iniciada.
Começando em abril, o contrato prevê que todo o cercamento do aeroporto, incluindo a implantação de portões, grades, arames, e etc, seja concluída em seis meses – ou seja em outubro deste ano.
Ao todo, o valor pago para instalação do cercamento é de R$ 1,8 milhão. Os recursos são provenientes do governo do Estado, através de convênio com o município. Vale destacar que esse acordo entre município e poder público foi prometido pelo governador Carlos Moisés em setembro de 2019, na primeira visita de Moisés Blumenau. O convênio em si, com a garantia do investimento foi assinada em 2020.
Balizamento noturno
O balizamento noturno está um pouco menos desenvolvido, mas também próximo de se tornar um assunto resolvido. De acordo com o secretário de Obras da Prefeitura, Michel Maiochi, o edital já está em fase final e aguardando apenas algumas pequenas alterações. A intenção é publicá-lo na semana que vem, ainda em março, para que as empresas interessadas sejam conhecidas em abril.
“Conhecendo os trâmites, a gente deve ter em abril a abertura e análise das propostas, para depois ter toda questão de recurso e contrarecurso e definição da vencedora. Se não houver judicialização por parte de alguma empresa a gente deve ter o contrato assinado e máquinas já funcionando em julho”, explicou Maochi.
O balizamento tem prazo de oito meses para ser concluído, num investimento, também do governo estadual, de R$ 3,8 milhões.
Com cercamento e balizamentos concluídos o aeroporto Quero-Quero poderá, enfim, ter a possibilidade de realizar voos e pousos noturnos. Atualmente a prática só ocorre durante o dia.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:
• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube