X
X

Buscar

AG da Itoupava começa a fazer testes de Covid-19 a partir da próxima semana

Exame do tipo RT-PCR pode ser feito conforme critério clínico e com encaminhamento médico

A partir desta segunda-feira, 13, a Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), irá disponibilizar mais um ponto onde será possível, seguindo critérios clínicos, fazer o teste RT-PCR para detectar a Covid-19.

O Ambulatório Geral (AG) Guilherme Jensen, localizado na Rua Doutor Pedro Zimmermann, no Itoupava Central, que já prestava o atendimento rápido para pessoas com sintomas de síndromes gripais, agora também terá esta outra funcionalidade.

Estes testes, contudo, não serão distribuídos deliberadamente e seguirão critérios específicos, conforme explica o secretário de Saúde, Winnetou Krambeck. “As pessoas não podem ir lá fazer o teste só porque querem. Procurem apenas se tiverem sintomas. Ele é baseado em critérios clínicos, além destes sintomas. As pessoas devem procurar o AG somente se tiverem febre, dor de cabeça ou falta de ar, além de preencher outros critérios que serão orientados no caso”.

Tanto pacientes que forem atendidos na unidade, quanto encaminhamentos de outros AGs poderão fazer o teste no AG Itoupava. Para isso, o paciente será necessariamente avaliado por um médico, que irá fornecer o encaminhamento e demais orientações, caso haja indicação para a coleta. O atendimento fast-track funciona das 7h às 24h e a coleta de exames vai atender das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira.

Além de possibilitar mais um ponto de coleta do teste, evitando assim longos deslocamentos por parte da população, a Semus também busca, com a descentralização, reduzir o tempo de espera no Ambulatório instalado na Vila Germânica, até então o único local onde o RT-PCR estava sendo feito.

A unidade da Vila registrou, em um único dia, 340 atendimentos, entre testes, consultas e orientações, o que representa mais do que o dobro da média de um mês atrás.


Ainda não está no grupo de notícias do jornal no WhatsApp? Clique aqui e entre agora mesmo.

Você tem Telegram? O jornal tem um canal de informações lá. Clique aqui e participe.