Agendamento para segundo grupo de vacinação contra a Influenza começa nesta quinta-feira
Saiba quem se encaixa nos grupos prioritários dessa segunda etapa
Inicia nesta quinta-feira, 16, a segunda fase da campanha de vacinação contra a Influenza. Agora, além de idosos e trabalhadores da saúde, soma-se ao grupo foco de imunização os profissionais de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, presidiários, além dos caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários.
Assim como na fase anterior, a vacinação será feita através de agendamento. Porém, o horário em que as marcações ficarão disponíveis ainda não foram informados. Além disso, de acordo com a secretaria de saúde, nestes primeiros dias de inclusão dos novos grupos, o agendamento por meio do aplicativo Pronto será exclusiva para pessoas com 60 anos ou mais.
Os demais grupos devem agendar pelo link disponibilizado no site da Prefeitura – quando disponível – ou por contato telefônico com a sua unidade de saúde. O Pronto mobile pode ser baixado gratuitamente nas lojas Android e IOS e uma nova versão, contemplando os demais grupos, deve ser disponibilizada nos próximos dias.
Doses disponíveis e aplicadas
As doses de vacinas entregues pelo Ministério da Saúde para os governos estaduais, que distribuem entre os municípios, está vindo de pouco em pouco. Por conta disso o agendamento por diversas vezes é iniciado e interrompido, já que a capacidade é alcançada.
No começo desta semana, Blumenau recebeu 10 mil unidades da vacina, e esse número é que será disponibilizado para marcações a partir desta quinta. São 30 salas disponíveis nos Ambulatórios Gerais e postos de saúde do município. Cada AG possui um limite de 100 marcações por dia, enquanto os ESFs possuem capacidade para 50.
Segundo números da secretaria de saúde, na primeira etapa, cerca de 28 mil doses da vacina já foram aplicadas, desde o dia 23 de março quando a Campanha iniciou. Um levantamento da prefeitura aponta que são cerca de 40 mil pessoas que integram o grupo de idosos e trabalhadores da saúde.
Quem se enquadra e documentos comprovar necessidade de vacinação
Para receber a vacinação nesta segunda etapa, o Ministério da Saúde obriga que existam comprovações de que a pessoa está nos grupos indicados como prioritários. Saiba quais são:
Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais:
Prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina, prescrição médica que indique a doença crônica. Caso a pessoa não apresente nenhum comprovante, deve ser acessado o prontuário no Pronto para verificar se há algum registro que comprove a condição.
Caminhoneiros
Carteira de trabalho, contracheque com documento de identidade, carteira de sócio (a) dos sindicatos de transportes (categoria de motorista), carteira de habilitação (p/ motorista com categorias C ou E que conste no quadro observações: exerce atividade remunerada) ou crachá funcional.
População de trabalhadores portuários
Comprovante do registro no Órgão Gestor de Mão-de-Obra (OGMO), carteira de sócio(a) do sindicato da categoria, contracheque com documento de identidade, declarações dos serviços onde atuam, carteira de trabalho ou crachá funcional.
População de Profissionais de Transporte Coletivo
Carteira de trabalho, contracheque com documento de identidade, carteira de sócio (a) dos sindicatos de transportes – Sindicato dos Motoristas e Cobradores, carteira de habilitação (para motorista – categorias D ou E) ou crachá funcional.