Agente penitenciário é preso ao tentar entregar smartwatches a detento em Blumenau
Caso aconteceu nessa terça-feira
Um agente penitenciário temporário foi preso nessa terça-feira, 25, ao ser flagrado tentando entregar quatro smartwatches e dois carregadores por indução a um detento da Penitenciária Industrial de Blumenau, localizada no bairro Ponta Aguda.
A ação foi resultado de uma investigação do Núcleo de Inteligência Penitenciária (NIPE), em conjunto com o Núcleo de Inteligência Regional (NURI) e a Chefia de Segurança da unidade.
O agente recebeu voz de prisão da Polícia Penal e foi encaminhado à Delegacia de Polícia para os trâmites legais. Além disso, a Corregedoria Geral da Secretaria de Estado de Justiça e Reintegração Social (SEJURI) abriu uma sindicância administrativa para apurar o caso.
Segundo o delegado Henrique Stodieck, da Polícia Civil, o agente responderá a um Termo Circunstanciado pelo crime de favorecimento real. Conforme o delegado, o crime de ingresso de aparelhos eletrônicos em presídios prevê pena de três meses a um ano, o que não permite a prisão em flagrante.
Ainda conforme o delegado, o agente não chegou a entregar os dispositivos ao detento. “Ele se arrependeu ou ficou com medo e, depois de se encontrar com o preso, não fez a entrega”, afirmou Stodieck. O suspeito também relatou que estava sendo ameaçado para levar os aparelhos à unidade prisional.
Leia também:
1. Moradores de Blumenau se preparam para realizar o sonho de ver show de Lady Gaga no Rio de Janeiro
2. Blumenau Filarmônica apresenta concerto de trilhas sonoras de John Williams
3. Osterfest 2025: saiba tudo sobre o evento em Pomerode
4. Polícia Civil prende homem suspeito de estuprar a própria filha de 10 anos em Rodeio
5. Vacina contra a dengue estará disponível no SUS a partir de 2026, anuncia governo federal
Veja agora mesmo!
Casarão da rua Floriano, em Blumenau, foi construído para receber médicos da Alemanha: