X
X

Buscar

Aiesec Blumenau abre processo seletivo para recrutar jovens líderes

Vagas são para voluntários entre 18 e 30 anos

O escritório da Aiesec de Blumenau está recrutando jovens líderes. A ONG promove intercâmbios voluntários em diversas nações em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU).

O processo seletivo vai até dia 21 de fevereiro e vale para pessoas entre 18 e 30 anos. A Aiesec está presente em mais de 120 países e possui 49 escritórios no Brasil. Os voluntários terão a chance de desenvolver habilidades, transformar a realidade em que vivem e ser parte de uma rede global.

Além de atuar diretamente no intercâmbio voluntário – vendendo os programas e mantendo contato com os intercambistas blumenauenses e internacionais que vêm para a cidade – os voluntários também podem operar nas áreas de marketing, finanças e contabilidade do escritório.

“Os três principais benefícios da experiência como membro, especialmente nesse ambiente de intercâmbio, são: o desenvolvimento de habilidades diferentes, como gestão de tempo, comunicação e aprender novos idiomas; contato constante com pessoas do mundo todo; e a questão da responsabilidade social. Mesmo que indiretamente, só de fazer um intercâmbio acontecer você está transformando a sociedade”, explica Juan Hernández, diretor de Gestão de Pessoas da Aiesec Blumenau.

O primeiro passo do processo seletivo é a inscrição no site. Ali, o interessado vai ter o primeiro contato com a equipe para conhecer mais sobre o trabalho e entender se há disponibilidade para integrar o time.

Em seguida, os favoritos serão chamados para uma entrevista para avaliar o perfil e alinhar o serviço que seria desempenhado pela pessoa durante a gestão. Por último, todos participam uma dinâmica grupal. Ela tem como objetivo avaliar como o interessado lida com pessoas com perfis diferentes e desenvolve sua comunicação, liderança, trabalho em equipe.

Os integrantes defendem que a experiência traz um desenvolvimento que possibilita oportunidades profissionais no futuro. Segundo eles, muitos criaram um plano de carreira por conta do voluntariado. Além disso, a Furb valida a participação como horas complementares.

“É importante também destacar que a experiência Aiesec busca desenvolver habilidades de liderança. Acreditamos que todos são líderes que podem se desenvolver. Não avaliamos as capacidades da pessoa em si, mas sim o quão disponível e empenhada a pessoa está”, conta Alana Felipin, presidente da ONG em Blumenau.

Intercâmbios voluntários

Além das vagas para integrantes, a Aiesec Blumenau também continua com os projetos de intercâmbio voluntário. Os projetos oferecidos pelo escritório blumenauense estão ligados à educação, clima e posicionamento de entidades. Mais de 500 intercâmbios foram realizados desde a fundação, em 2013.

A experiência envolve países como Colômbia, México, Portugal, Argentina, entre outros. O atendimento pode ser feito totalmente online ou na sede da Aiesec de Blumenau, no Offcina Café Coworking, que fica na rua Iguaçu, 209.

Quem não puder investir na experiência também pode participar abrigando intercambistas em sua casa. Não é necessário bancar o visitante ou se quer oferecer alimentação, apenas prover um espaço para que ele possa comer e dormir durante a estadia em Blumenau.