X
X

Buscar

Álcool em gel e máscaras estão em falta em farmácias e mercados de Blumenau

Preocupação com o coronavírus faz os produtos serem vendidos em tempo recorde quando chegam

Gôndolas e estoques vazios e funcionários com a informação na ponta da língua: “Acabou o álcool em gel”. Essa é a resposta rápida e mais dita para quem liga ou vai até as principais farmácias e supermercados de Blumenau a procura do produto. A motivação é clara e óbvia: a disseminação do coronavírus.

De quatro redes de supermercados na cidade, apenas o Giassi tinha o álcool em gel nesta segunda-feira, 16, pela manhã. Mas isso, porque o produto havia chegado na mesma hora, e como o próprio responsável pelo setor afirmou “só se não sabe até quando”, já que as vendas estão rápidas.

Nos supermercados e farmácias da Cooper, por exemplo, caixas de álcool em gel chegaram na sexta-feira, 13, e sábado, 14, porém, em meia hora foram todos vendidos.

O mesmo se repetiu na Farmácia Econômica, localizada na rua São Paulo, em Blumenau. Segundo o atendente, 60 produtos chegaram do fornecedor e foram vendidos em menos de duas horas. Além disso, “reservas” foram feitas por clientes, para quando o álcool em gel chegar.

Porém, as fornecedoras também estão com o produto em falta. As farmácias e mercados citaram o problema de não conseguir repor, pois as distribuidoras não conseguem dar conta da demanda.

A blumenauense Copapel, que distribui o produto para pessoas físicas, mercados e farmácias, é uma delas. Segundo a atendente, a venda e distribuição do álcool em gel cresceu 175% nas últimas semanas e acabaram.

Máscaras

As máscaras também não são mais encontradas nas principais farmácias da cidade. Na Econômica, o produto já não tem há 30 dias, quando todo o estoque foi vendido por conta do aumento de casos de coronavírus pelo mundo e país.

Como é um produto que não é tão buscado e não está na maioria dos supermercados, a reposição também é mais demorada e difícil.

Casos de coronavírus em Santa Catarina

Até a noite deste domingo, 15, a Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina havia confirmado seis casos do coronavírus. O sexto caso é de um homem, morador do município de Braço do Norte, no Sul do Estado, e tem histórico de viagem ao exterior. Ele está internado em isolamento.

Além do paciente de Braço do Norte, já foram confirmados dois casos nos municípios de Rancho Queimado, dois em Florianópolis e um em Joinville.

No total, segundo os dados lançados pela Secretaria de Estado da Saúde junto à Plataforma IVIS do Ministério da Saúde, responsável pela compilação oficial da situação do novo coronavírus no Brasil, outros 102 casos suspeitos estão sendo monitorados em Santa Catarina.