Em um período que muitas instituições de ensino enfrentam dificuldades para manter a qualidade do ensino e inovar na entrega de novos profissionais para o mercado, a Universidade Regional de Blumenau (FURB) continua se destacando em avaliações nacionais e internacionais.

Na última avaliação do Enade, o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, mais da metade dos cursos analisados pelo Inep tiveram nota 4 de 5. Cursos como Farmácia, Enfermagem, Nutrição e bacharelado em Educação Física foram os mais bem avaliados.

“Os dados do Inep revelam que a FURB possui um corpo docente altamente qualificado, com uma proporção alta de mestres e doutores, o que implica em qualidade de docência, autonomia para pesquisa, qualidade de ações de extensão e oportunidades de internacionalização”, conta a chefe da Divisão de Políticas Educacionais, Cyntia Bailer.

Isso se deve à universidade ir além de outras instituições, oferecendo pesquisa e extensão para os acadêmicos. Durante a prova realizada com os graduandos, eles também avaliaram bem a infraestrutura da instituição, as oportunidades de ampliação da formação e a organização didático-pedagógica.

A FURB também se destacou em outros rankings, sendo considerada a 2ª universidade mais inovadora de Santa Catarina pelo Ranking Universitário Folha 2019 e recebendo 4 estrelas para 22 cursos – quase metade deles – pelo Guia da Faculdade do Estadão.

Em avaliações internacionais, como o uniRank, a Universidade Regional de Blumenau é a terceira melhor colocada em Santa Catarina – ficando atrás apenas da UFSC e da Udesc, mesmo sendo uma autarquia municipal.

“Outra questão importante que diferencia a FURB das demais instituições é a alta empregabilidade durante e após a conclusão do curso de graduação. Eles também têm à sua disposição bolsas de estudo, podem participar de projetos de pesquisa e extensão, têm acesso a cursos de línguas e oportunidades de intercâmbio acadêmico”, destaca a professora.

A FURB conta ainda com projetos de extensão que não beneficiam apenas os estudantes, mas também toda a região. Todos os cursos têm contato com a comunidade, contribuindo com seu conhecimento. Apenas os serviços de saúde e do Núcleo de Prática Jurídica atendem mais de 90 mil moradores de Blumenau e cidades vizinhas.

Furb Onlife

Apesar da pandemia de Covid-19, as aulas da FURB não pararam. Com a notícia da quarentena em 17 de março, uma quarta-feira, a tecnologia disponível na universidade permitiu a retomada das aulas de forma online já na segunda-feira.

“Professores que eram mais resistentes à aula online gostaram da experiência. Foi muito interessante ver o apoio dos docentes entre si. A FURB tem aulas presenciais muito fortes, até porque temos 240 laboratórios, mas agora entendemos que os alunos não precisam estar aqui todos os dias. Depois da pandemia, não vamos voltar iguais”, conta a reitora Marcia Sardá Espindola.

Com a retomada das aulas presenciais, o método Onlife foi criado para permitir que os alunos pudessem retornar à universidade, mas manter as aulas digitais para quem preferiu se manter em segurança em casa.

Inscrições abertas

Para quem quer ingressar na universidade, ainda há 2.370 vagas disponíveis para os processos seletivos com Histórico Escolar e Enem. Também há outras 2.540 vagas para candidatos que já possuem diploma de ensino superior, queiram retomar uma graduação que foi trancada ou transferir o curso para a FURB.

O período de inscrições começou em 5 de novembro e vai até 1º de dezembro. Os resultados serão divulgados em 4 de dezembro. Para acessar o edital completo e realizar a inscrição online gratuitamente, acesse o site da Universidade Regional de Blumenau.

Fotos: Gregory Martins