Letícia Silva

Letícia Silva é jornalista, empresária e corredora amadora. Aqui, toda segunda-feira ela compartilha em vídeo histórias inspiradoras, curiosidades e dicas de especialistas sobre o universo das corridas.

Alimentação pré-treino: o que comer antes da corrida

Nutricionista explica como os alimentos e a suplementação adequada contribuem para a performance do atleta

Em dia de corrida ou treino longo, o que comer? A alimentação antes do exercício físico é fundamental para o nosso bem-estar e desempenho. A nutricionista esportiva Luana dos Santos indica carboidratos com baixo a moderado índice glicêmico. São alimentos que darão energia ao atleta e evitarão tontura, fadiga extrema e outros sintomas da hipoglicemia.

Alguns aliados são a pasta de amendoim, um punhado de oleaginosas, abacate, açaí (sem xarope), ovos, batata doce, aipim e barrinhas caseiras de cereal, à base de tâmara, banana passa e castanhas, por exemplo. Suco de frutas vermelhas (sem coar nem adoçar), chá verde ou café com óleo de coco também contribuem.

O ideal é consumir estes alimentos uma hora antes do exercício físico. Não se aconselha almoçar ou jantar antes da corrida porque aumenta o fluxo sanguíneo para digestão e diminui o fluxo para a musculatura exigida no treino.

Além da alimentação, a hidratação também é fundamental. O indicado é beber de dois a três copos de água uma hora antes do treino. Além de hidratar, ajuda a acelerar o metabolismo.

Suplementos funcionam?

A nutricionista Luana dos Santos salienta que a necessidade de suplementação precisa ser avaliada por um profissional. Em geral, o mais indicado é suplementar entre 20 e 30 minutos antes da corrida. A palatinose está entre os suplementos mais indicados para os treinos intensos com mais de uma hora de duração. É um carboidrato com índice glicêmico baixo, que libera energia aos poucos e reduz a sensação de fadiga muscular.

Além da palatinose, a nutricionista cita o BCAA, a D-Ribose e os suplementos com cafeína para melhorar o desempenho e acelerar a recuperação muscular.

E ATENÇÃO! Não experimente nenhum alimento ou suplemento novo em véspera de prova. No período de preparação, faça testes e peça orientação de um profissional qualificado. No dia da corrida, não arrisque porque o intestino pode reagir de forma inesperada – e inconveniente 😉

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo