+

Alô Saúde: Blumenau passa a ter atendimento digital 24 horas

Lançamento do serviço ocorreu na manhã desta sexta-feira

A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), implantou o ‘Alô Saúde’, um atendimento digital 24 horas. O lançamento do serviço ocorreu na manhã desta sexta-feira, dia 10, no Salão Nobre.

O recurso permite que certos tipos de consultas sejam feitas a distância, desafogando as unidades de saúde e os hospitais do município. O atendimento é feito por meio do 0800 686 6000.

“A iniciativa representa um avanço no acesso à saúde e proporciona agilidade ao atendimento dos pacientes em nosso município. Além de ser uma alternativa eficiente de abordagem na prestação dos cuidados à população, o atendimento on-line possibilita que a pessoa descreva os sintomas e receba uma orientação assertiva para o seu caso em qualquer hora e momento”, afirma o prefeito Mário Hildebrandt.

Para disponibilizar o serviço 24 horas à população, a Prefeitura de Blumenau investirá cerca de R$ 1,2 milhão, divididos em consultas especializadas, consultas no Pronto atendimento digital e teletriagem.

Como funciona

O usuário entra em contato pelo 0800 ou App Pronto. Tanto a ligação, quanto a videochamada serão direcionadas para o atendimento do técnico em enfermagem, que fará a primeira avaliação e a verificação dos sintomas.

Se o paciente não estiver com sintomas, o profissional técnico dará orientações gerais e encerrará o atendimento. Agora, se o usuário estiver com sintomas, ele será transferido para o enfermeiro para triagem e será encaminhado para a telemedicina com o médico generalista.

Esse médico dará todas as orientações, receituário e encaminhamento (se necessário) e encerrará a chamada. Em seguida, a ligação retorna para a equipe de avaliação para obter o feedback do usuário.

Leia também:
1. PM detalha denúncia de falso roubo feita por homem que perdeu dinheiro em jogos de azar em Timbó
2. Festival de Cinema Italiano acontecerá gratuitamente em Blumenau
3. Starbucks recebe ordem de despejo nos dois shoppings que abriu em Blumenau
4. Ciência na Mala: professores levam atividades ao Parque Ramiro, em Blumenau
5. Festival de torresmo chega a Blumenau pela primeira vez


Veja agora mesmo!

Paixão de Oktoberfest: após 22 anos, blumenauense conta como encontrou alemão que conheceu na festa:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo