X
X

Buscar

Altenburg demite 220 funcionários em fábrica de Blumenau e suspende terceiro turno

Ao todo foram 150 funcionários de carteira assinada e 70 temporários

Cerca de 220 funcionários da Altenburg de Blumenau foram demitidos durante a pandemia do novo coronavírus. Destes, 150 eram empregados de carteira assinada e outros 70 tinham contratos temporários.

Em nota, o Sindicato dos Trabalhadores Têxteis de Blumenau (Sintrafite) apontou que é contra as demissões que estão acontecendo em empresas do setor, principalmente neste período de pandemia.

“Era possível procurar alternativas, negociar, mas preferiram os desligamentos (…) O mesmo erro social da Haco, agora a Altenburg comete, esse momento teria que ter responsabilidade social, valorização do trabalhador, garantindo emprego e salário das pessoas”, destacou a nota.

De acordo com a empresa, a decisão reflete uma sazonalidade comum na fabricação. Segundo a Altenburg, a produção de produtos de inverno aumenta as contratações no início do ano, que culminam em desligamentos no decorrer da produção. Neste ano, a demissão teria sido antecipada.

Após as demissões, a empresa conta com 1.298 funcionários em Blumenau. Além disso, a Altenburg possui fábricas em São Paulo (com 147 colaboradores) e no Sergipe (160 empregados). Férias coletivas, dispensa de quem possui banco de horas e trabalho home office já haviam sido aderidos pela marca.

Nota da empresa

Como já é de conhecimento, a Altenburg está trabalhando continuamente na busca de soluções para garantir o equilíbrio, a preservação da saúde e a sustentação do negócio diante desta pandemia do Coronavírus.

Quanto às demissões, historicamente pela sazonalidade do inverno, aumenta-se o quadro de pessoas no início do ano para atender a alta demanda por produtos de inverno e normalmente há uma redução deste quadro em meados de junho ou julho, quando a produção volta ao seu fluxo normal.

Com o varejo de portas fechadas, estamos tendo forte impacto com extrema redução da produção e faturamento, onde foi necessário antecipar em parte essas demissões. Esta é a causa da maior parte da redução de aproximadamente 150 colaboradores diretos na última quarta-feira, além da extinção do terceiro turno de produção. 

Estamos certos de que tudo vai passar, apesar de muito sofrimento e decisões difíceis como estas, mas continuamos a fazer planos e a pensar positivo. Em breve retomaremos e restabelecemos nossas atividades continuando a contribuir com a nossa comunidade, cada vez mais forte no nosso propósito: de gerar bem-estar para as pessoas.