As alternativas que hotéis de Blumenau encontraram para driblar baixo movimento

Investimentos incluíram chamar clientes de dentro da cidade

Que o setor do turismo foi fortemente afetado pela pandemia, não é novidade. O que precisou ser renovado foi o atendimento dos hotéis de Blumenau para manter o movimento durante este período.

Cada um buscou investir no seu forte. Sejam os preços baixos, serviços exclusivos, atendimento específico a um setor ou pacotes especiais. A criatividade teve que aflorar para sobreviver até o retorno da normalidade.

Um dos hotéis que investiu fortemente para se destacar dos demais foi o Villa do Vale Boutique Hotel. Apesar de ter apenas três anos de existência, a sofisticação sempre foi o diferencial do espaço, que conta com spa e restaurante aberto ao público.

A chave para manter a clientela, mesmo sem muitos viajantes, foi oferecer experiências. Desde ambientações especiais para pedidos de casamento e celebrações em casal até espaços especiais para as crianças, aniversários, piqueniques e fondue.

Criar experiências foi alternativa de hotel boutique. Foto: Villa do Vale/Divulgação

“A baixa ocupação já era esperada tendo em vista o fechamento de fronteiras, protocolos e decretos, então nos fortalecemos ainda mais com melhorias. Agora com o avanço da vacina e a flexibilização dos decretos o turismo está retomando de forma gradativa e melhorando de forma significativa o movimento mais voltado ao lazer”, comenta Barbara Hasse, responsável pelo setor comercial da empresa.

No Hotel Blumenhof, a saída para manter o movimento foi oferecer pacotes mensais de hospedagem. O diretor Lucas Vicenti comenta que o período foi muito difícil, mas eles têm conseguido se recuperar.

“O impacto com a pandemia foi grande, tanto no movimento quando no faturamento, principalmente pelo cancelamentos dos eventos da cidade, como Oktoberfest e Febratex”, relata.

Ele calcula que a atividade só deve normalizar dentro de mais um ano, quando a vacinação cobrir a maior parte da população. Porém, está otimista que em breve o turismo deve ser retomado em Blumenau.

Foco no setor empresarial

No Himmelblau, o principal combustível para a retomada dos últimos meses foi o segmento corporativo. Além de ser situado no coração de Blumenau, ao lado do Shopping Neumarkt, o hotel conta com oito salas de eventos.

Himmelblau/Divulgação

A gerente Mac Marquetti reconhece que o ano passado foi financeiramente difícil para todos os hoteleiros. Porém, afirma que desde abril, quando o decreto estadual permitiu o uso das salas de eventos, o movimento melhorou muito.

“Nossa utilidade vai além da hospedagem, porque somos o único com tantas salas de eventos. A recuperação está sendo lenta, mas melhorou muito de maio para cá. A Secretaria de Turismo e o Convention Bureau têm buscado alternativas para aquecer o turismo na cidade”,

Ela também ressaltou a importância do esporte na cidade, que acaba trazendo atletas para Blumenau e movimentando os hotéis. Especialmente sem a confirmação da Oktoberfest 2021 e com o adiamento da Febratex para 2022.

A expectativa de Mac é o Reveillón. Segundo ela, já há procura e até mesmo reservas de turistas para a virada do ano em Blumenau. “Contamos com a prefeitura para fazer uma festa sadia, mas que traga bastante gente”, reforça.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo