Aluguel em novembro pode ter mais de 20% de reajuste

Alta no índice de reajuste de aluguéis em outubro já fez imobiliárias e locatários negociarem valores em Blumenau

Quem está renovando nos últimos tempos contratos de aluguel já sentiu os efeitos do aumento do Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), de 18% no mês de outubro. Este índice indica de quanto será o aumento, por exemplo, se um contrato é anual e encerra em outubro, é esse índice que indica quantos por cento o valor do aluguel irá aumentar. 

Para o mês de novembro, o acumulado do reajuste chegou a 20,93%, ou seja, é esse número que quem renovar os contratos de aluguel em novembro provavelmente vai enfrentar. 

O presidente do Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis e dos Condomínios Residenciais e Comerciais (Secovi) de Blumenau e Região, Roberto Sergio Cunha disse que esse reajuste já de outubro pegou todos de surpresa e voltaram a ser feitas negociações entre imobiliárias.

“Como estamos vivendo um ano atípico em função da pandemia tivemos que, mais uma vez, analisar caso a caso e dependendo do histórico do locatário e do proprietário de cada imóvel, buscou-se uma solução que contemplou pontualidade, valor de mercado, manutenção da parceria entre proprietário, locatário e imobiliária”, explica. 

Cunha também aponta que com esse aumento em novembro é provável que tenham alguns casos que irão precisar ajudar os locatários. “Mas não podemos esquecer que a maioria dos proprietários tem um único imóvel para complementar renda e  também sofreram os efeitos da inflação. Estamos usando o bom senso e buscando o equilíbrio para que esta reposição do poder aquisitivo do dinheiro, representada pelo reajuste do aluguel, aconteça sem traumas”, completa.


Quer receber notícias diretamente no seu celular? Clique aqui e entre no grupo de WhatsApp do jornal

Prefere ficar bem informado pelo Telegram? O jornal tem um canal de notícias lá. Clique aqui para participar

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo