Alunas de Medicina organizam intervenção sobre violência contra a mulher na Furb

Integrantes do IFMSA Brazil FURB foram responsáveis por manifestação

Pensando na relação entre o mês de outubro e a conscientização do câncer de mama, as alunas de Medicina vinculadas à IFMSA Brazil Furb resolveram abordar outros aspectos da saúde e empoderamento da mulher.

Com os dados alarmantes de violência contra a mulher e feminicídio em Santa Catarina, as estudantes organizaram uma intervenção que começou na quinta-feira do dia 24 de outubro e se encerrou uma semana depois, no dia 31.

Divulgação

A primeira exposição interativa foi realizada na entrada da Biblioteca Central, onde camisetas com frases de impacto estavam penduradas. Elas também poderiam ser preenchidas com outras frases que objetifiquem e discriminem a figura feminina. Além disso, ficou junto ao material exposto, uma caixa disponível para que vítimas de violência contra a mulher compartilhassem seus relatos anonimamente.

Nesta última quinta-feira o encerramento contou com apresentações para despertar a atenção do público para a temática. Durante o intervalo do turno da manhã, a apresentação de dança “Sobre Elas” foi apresentada. Ela foi coreografada por Rodrigo de Andrade e interpretada pela artista Larissa Kremer, graduanda de dança.

Divulgação

Às 18h do mesmo dia ocorreu uma performance teatral, na qual foram trazidos recortes de casos de violência pela estudante Biancca Baillo, do curso de teatro. Paralelamente às apresentações, os estudantes de Medicina distribuíram panfletos contendo dados estatísticos, uma definição para reconhecimento de relacionamentos abusivos e os números de disque denúncia.

Os relatos da exposição foram compartilhados no Instagram @ifmsabrazilfurb.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo