Para garantir inclusão, promover o desenvolvimento a partir da integração e valorizar os alunos com necessidades especiais, foi realizado nesta quarta-feira o 1º Torneio de Futsal das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs) do Vale do Itajaí.

A competição reuniu cinco equipes e 50 participantes de cinco Apaes da região: Blumenau, Brusque, Rodeio, Guabiruba e Apiúna. Os jogos foram disputados no Ginásio Wandér Weege, na Apae Blumenau.

Foi um dia especial na vida dos alunos da Apaes. Para isso foi preciso apenas uma bola, uma quadra e alguém com a iniciativa louvável de oferecer o momento de valor inestimável, que proporcionou diversão, integração, cidadania e qualidade de vida para os alunos da Apae.

Uma ação simples, mas que faz a diferença na vida das pessoas com necessidades especiais.

O responsável pelo torneio foi o ex-zagueiro Walter do Metropolitano e com atuação marcante também no futebol amador de Blumenau e região.

Ele hoje é fisioterapeuta, presta serviço de fisioterapia para as Apaes, mas está entregando muito mais do que o combinado e se importando de verdade com os alunos da Apae. “A integração entre as Apaes do Vale e a inclusão tem efeitos benéficos para a vida dos meninos e nada melhor que o esporte como ferramenta para garantir inclusão. E eles não vem apenas para jogar e se divertir. Eles saem daqui com uma visão diferenciada do que é o ganhar e do que é o perder, um ensinamento para a vida toda”- destacou Walter.

Apiúna e Brusque, os melhores time do torneio, realizaram a final, que terminou empatada em 2×2. Com melhor saldo de gols o empate favoreceu Apiúna, que ficou com o título da competição. Luis da Apae de Brusque foi atleta destaque, marcou nove gols e foi o artilheiro do torneio.

SOCIEDADE INCLUSIVA, FUTSAL ACIMA DO ÓTIMO!


Assista agora mesmo!

Bolinho de batata doce com atum: aprenda a preparar receita saudável e saborosa: