Alunos da rede municipal de Indaial recebem oficinas de alimentação saudável
Desde junho agentes de escolas e unidades de educação infantil recebem treinamento para adaptar merendas
Desde o início desse ano, a Secretaria de Educação de Indaial iniciou a implantação do Projeto Crescer e Semear. Idealizado pela empresária e consultora especializada em gastronomia saudável Lidiane Barbosa, ele tem como proposta inserir alimentos mais saudáveis e nutritivos à merenda escolar.
A primeira etapa começou em junho com a aplicação de oficinas com agentes educacionais das Escolas Municipais e Unidades de Educação Infantil, ministradas por Lidi e sua equipe. Nos encontros há demonstrações de como preparar alimentos mais saudáveis e como planejar o cardápio escolar dentro das possibilidades do que já é oferecido aos alunos na merenda.
Paralelo à realização dessas oficinas, Lidiane começou nesta sexta-feira, 11, a segunda etapa do Projeto, agora com os estudantes. O foco é mostrar sobre o preparo dos alimentos e a importância de uma alimentação saudável. A primeira turma a ser atendida foi a da EBM Encano Central.
Participam dessa fase, que terá continuidade em 2020, cerca de 600 alunos da rede, entre Educação Infantil e Ensino Fundamental, mapeados pela Secretaria. Com estudantes de 4 a 10 anos, Lidi e sua equipe vão trabalhar a oficina mão na massa, contemplando um bate-papo descontraído no início do encontro e a produção de uma receita com os alunos.
O preparo na EBM Encano Central foi de um pão de queijo usando batata doce no lugar do lacticínio. Já para os alunos maiores de 10 anos, a didática será através de palestras, bate-papo, contação de histórias sobre educação alimentar, nutricional e ambiental.
Segunda sem carne
A terceira etapa acontecerá em 2020 e contemplará um trabalho de conscientização da família, com base no Elo: Escola, Alunos e Família. O objetivo é que os ensinamentos do projeto tenham continuidade, não limitando-se apenas à escola. Primeiro os encontros acontecerão com os alunos para que eles ajudem a estimular seus pais a também adotarem hábitos mais saudáveis.
Para 2020, a Secretaria tem como proposta o planejamento de outros insumos na merenda escolar para que aos poucos possam ser substituídos os ingredientes. Uma das ideias é colocar em prática o “Segunda sem carne”. Indaial será uma das primeiras cidades a implantar essa proposta diferenciada. Neste ano Lidiane já começou a conversar com as merendeiras sobre a importância do movimento e as alternativas encontradas em outros alimentos para substituir as proteínas presentes na carne.
Para o secretário de Educação, Jairo Gebien, Indaial caminha para ofertar ainda mais qualidade nutricional nas refeições escolares. “Nós temos uma grande preocupação com o oferecimento de uma alimentação mais saudável, desde o manuseio, qualidade dos insumos e preparo dos alimentos, assim como uma educação nutricional para nossas crianças. Essa parceria está somando positivamente ao trabalho já desenvolvido na rede”, pontua.