Alunos das escolas municipais de Gaspar escolhem nome do Parque Natural do município
Parque agora se chamará “Parque Natural Municipal do Bugio”
Alunos do 4º ano das escolas municipais de Gaspar, receberam a importante missão de escolher o nome do novo Parque Natural Municipal, uma área de conservação ambiental de mais de 31.205,32 m² no Bairro Bela Vista. Através de uma votação, os estudantes escolheram o nome “Bugio” – o mamífero recebeu 278 votos de um total de 590 votos.
Durante todo o mês de fevereiro, uma equipe técnica da Superintendência de Meio Ambiente realizou uma campanha ambiental ‘Conservar é o Bicho!’. O objetivo foi apresentar para alunos do 4ª ano a fauna presente naquela área. Após conhecer o tucano-toco, tamanduá-mirim, quati, bugio, cutia e as borboletas, foram realizadas as votações.
Nessas aulas, os alunos tiveram a chance de “ver de perto” os animais que vivem no parque, isso porque, eles estavam ao alcance das mãos dos pequenos. A oportunidade foi proporcionada através de animais empalhados.
Durante a aula de educação ambiental, os alunos aprenderam e conheceram mais sobre o que é um parque natural, sobre a importância dele, a as atividades que podem ser realizadas.
No dia 22 de março, a partir das 19h, será realizada uma Consulta Pública com a comunidade na Associação de Moradores do Bairro, na Rua Adriano Kormann, nº 500. Na ocasião, as equipes técnicas da Superintendência do Meio Ambiente apresentarão o projeto do futuro parque, bem como os possíveis impactos.
Além disso, a consulta pública é uma oportunidade para os cidadãos contribuírem com informações, críticas e sugestões para a criação do Parque Natural.
Parque Natural Municipal
A Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Planejamento Territorial e Superintendência de Meio Ambiente, encaminha a criação de um Parque Natural Municipal. A área prevista para a implantação do espaço é de aproximadamente 31.205,32 m² no Bairro Bela Vista.
A área é pública, pertence ao município, e uma parte do espaço já é utilizada pela comunidade para a prática de trilha, bicicross, entre outros. Com a criação do parque municipal, está prevista a instalação de novas trilhas, adequação das já existentes, um centro de visitantes, áreas de piquenique, arvorismo, tirolesa, parque infantil, viveiros florestais, sinalização, entre outros.
O parque terá como principal objetivo a preservação dos ecossistemas naturais de importante relevância ecológica e o encanto visual. Com isso, a atividade poderá trazer benefícios para o desenvolvimento de ações de educação ambiental e para o setor de turismo da região, incluindo a criação de novos postos de trabalho no setor.
“Esse projeto será de grande importância para o enriquecimento da educação ambiental das nossas crianças e de toda a população. Essa unidade de conservação será uma aliada na conscientização da população e turistas sobre preservação e sustentabilidade. Além de grande beleza, a área concentra grande biodiversidade da Mata Atlântica. Será uma espaço de educação, turismo e preservação”, destaca o prefeito de Gaspar, Kleber Wan-Dall.
A criação de um Parque Natural Municipal em Gaspar será pioneira, e contemplará funções sociais, estéticas, ecológicas e educativas. Fomentará o turismo já existente na cidade, além de se consolidar como mais um atrativo. O projeto faz parte do novo pacote de obras do programa Avança Gaspar.
Votação total:
Tucano-toco: recebeu 162 votos.
Tamanduá-mirim: recebeu 68 votos.
Quati: recebeu 28 votos.
Bugio: recebeu 278 votos.
Cutia: recebeu 22 votos.
Borboletas: recebeu 32 votos.