Alunos de escola de Blumenau realizam manifestação para que professor seja nomeado diretor

Receio é que falta de voto dos pais faça professor não ser eleito

Alunos de escola de Blumenau realizam manifestação para que professor seja nomeado diretor

Receio é que falta de voto dos pais faça professor não ser eleito

Kamile Bernardes

Uma manifestação de alunos e profissionais da educaçaõ está acontecendo na E.E.B. Professor João Widemann nesta terça-feira, 5. O intuito é lutar para que o professor Cláudio Luciano Matteussi seja o novo diretor da escola.

Nesse domingo, 3, e segunda-feira, 4, aconteceram as eleições para definir o Plano de Gestão Escolar, que envolve também a escolha dos diretores das escolas. A João Widemann tinha apenas Cláudio como candidato para o cargo.

O professor, formado em História e Filosofia, trabalha na educação há 27 anos e, há 24, leciona na E.E.B Professor João Widemann. Além de professor, ele também é assessor de direção na instituição há 8 anos.

Cláudio Luciano Matteussi. Foto: Kamile Bernardes/O Município Blumenau

Segundo a técnica pedagógica da escola, Lucilene Duarte, apesar de Cláudio nunca ter sido diretor-geral, ele é a pessoa mais preparada para ocupar este cargo na escola.

“A gente se mobilizou para todo mundo apoiar ele, não ter concorrência. Todo mundo resolveu um candidato só porque para atingir quorum dos três segmentos se torna mais difícil, então a gente se uniu e apoiamos um só, para a gente conseguir bastante votos”, explica Lucilene.

Como funciona a eleição

O edital das eleições escolares determina que é necessário um quórum mínimo de 50% mais um dos votantes de cada classe, sendo elas alunos, professores e pais ou responsáveis. Caso esse número não se cumpra, a escolha será feita pelo governador do estado.

“É justo que ele ganhe”

Na João Widemann, foi cumprido a exigência de votos na classe dos professores e alunos. No entanto, o número não foi atingido na classe de pais. Cláudio teve 1.154 votos, porém, perante o decreto, ele não será nomeado por faltarem votos dos pais.

“Precisaríamos ter quorum dos três segmentos, pais, professores e alunos. Atingimos professores e alunos, mas os pais a gente não atingiu, porque é difícil trazer os pais para a escola, né? Mas mesmo assim, foram 1.154 votos, é justo que ele ganhe”.

Foto: Kamile Bernardes/O Município Blumenau

Manifestação

Para apoiar Cláudio, Lucilene organizou uma manifestação na escola. Nela, alunos e profissionais se reúnem para pedir que Cláudio seja o novo diretor da instituição. Em meio à cartazes, que pedem a escolha do professor, as crianças gritam frases como “fica Cláudio” e “queremos Cláudio”.

No vídeo abaixo, o professor é ovacionado em meio às crianças, que demonstram um carinho profundo por ele. Assista:

Sobre a manifestação, Cláudio diz: “toda a manifestação que acontece em prol de alguma coisa pelo bem, pelo desenvolvimento de uma escola, de uma entidade, sempre é muito válida e com certeza a gente fica muito agradecido e contente de saber que podemos contar com o apoio de todo o educandário, as crianças, alunos, professores.

Infelzimente, a gente não teve a quantidade de pais suficientes, mas, ao mesmo tempo, temos que agradecer e valorizar aqueles que vieram e que se preocupam com a escola onde os filhos estudam”.

Foto: Kamile Bernardes/O Município Blumenau

Cláudio também garante não ter nenhuma participação na manifestação, afirmando ser uma ação voluntária de Lucilene e outras pessoas, que não fazem parte da comissão eleitoral.

Foto: Kamile Bernardes/O Município Blumenau

Veja agora mesmo!

Baile com Os Monarcas e paixão por futebol: Sargento Junkes leva o padrinho para o Bar da Zenaide

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo