Alunos de escolas e creches de Blumenau recebem projetos de educação alimentar

Ações pretendem, a partir de palestras e jogos, incentivar uma alimentação mais saudável

Cerca de 48 Escolas Básicas Municipais (EBMs) e 83 Centros de Educação Infantil (CEIs), receberão projetos de Educação Alimentar e Nutricional (EAN). Os projetos foram desenvolvidos por profissionais de nutrição da Risotolândia, que atuam com os educadores.

O intuito da ação é incentivar uma alimentação mais saudável, a partir do consumo de integrais, vegetais e carnes. Além disso, estimular o consumo de água e a prática de exercícios físicos. Por fim, alertar sobre as consequências de uma alimentação pobre em vitaminas e nutrientes e o consumo exagerado de alimentos ultraprocessados. 

O poder dos alimentos 

Todas as Escolas Básicas Municipais de Blumenau irão contar com o projeto intitulado “O Poder dos Alimentos”. Até o momento da publicação desta reportagem, 20 escolas já receberam a ação.

O Poder dos Alimentos prevê um Concurso de Mascote que será o representante fiel da alimentação saudável no ensino público. Os “poderes” do personagem estarão ligados à boa alimentação, tais como: visão impecável; força; velocidade; e habilidade analítica, para resolver mistérios com destreza.

Palestra interativa

A ação inicia com uma palestra interativa da nutricionista aos alunos para apresentar conceitos básicos de alimentação saudável atrelando os alimentos do cardápio escolar, fornecido na rede municipal de ensino, aos possíveis poderes das mascotes, baseados em características sensoriais ou propriedades fitoquímicas dos alimentos.

A apresentação busca pontuar a importância de cada grupo alimentar. Primeiramente, os construtores, em especial as proteínas, fundamentais para a construção do organismo, ossos, pele e músculos. Em seguida, os energéticos, ricos em carboidratos e gorduras, que fornecem energia para as atividades diárias. Por fim, os reguladores, nos quais se encontram as vitaminas, fibras e minerais, necessários para o bom funcionamento do organismo, além de auxiliarem no crescimento e prevenção de doenças.

Etapas do Concurso de Mascotes

No final da palestra se dá o momento de interação e a apresentação do Concurso de Mascotes, que conta com três etapas. A primeira é seleção do melhor mascote da escola, por meio de votação dos professores e diretores.

Na segunda etapa, os alunos vencedores criam uma história para o personagem, incluindo hábito da alimentação saudável, desperdício de alimentos e afins, para seleção de um comitê da Risotolândia.

A última etapa prevê a criação de um gibi com os personagens para ser produzido e entregue a todos os alunos, falando sobre temas de educação nutricional.

Foto: Risotolândia/Divulgação

Construindo o corpo 

Nos CEIs, será feito o projeto Construindo o Corpo, o qual consiste em um jogo educativo no qual as crianças se reúnem em uma roda de conversa com a nutricionista. Até o momento da publicação desta reportagem, nenhum CEI recebeu o projeto.

O jogo é composto por uma roleta que contém alimentos que tradicionalmente compõem a alimentação fornecida no ambiente escolar. Cada alimento é associado a uma parte do corpo humano, de acordo com suas propriedades nutricionais.

Assim, os alunos giram a roleta e montam o corpo a partir da junção das partes sorteadas. O jogo encerra quando o boneco ficar completo. A seguir seguem as associações:

▫ Cabelo: feijão e lentilha (fontes de ferro e zinco facilitam a formação dos fios)

▫ Olhos: ovos (carotenóides na gema previnem degeneração das mucosas e catarata)

▫ Pernas: banana e melão (ricos em potássio, auxiliam na recuperação muscular e evitam câimbras).

▫ Cabeça: peixe (por conta de ácidos graxos essenciais, preservam a memória)

▫ Pulmão: folhosos (ricos em antioxidantes, melhoram a imunidade)

▫ Dentes: maçã e laranja (a maçã aumenta o fluxo salivar e limpa as placas bacterianas ao ser comida. A laranja e outras frutas ricas em vitamina c preservam a saúde das gengivas).

▫ Pele (braço): cenoura, abóbora e tomate (ricas em carotenóides e licopeno, deixam a pele mais segura e corada).

▫ Músculos: carnes (fontes de proteína e ferro heme auxiliam na preservação e regeneração muscular)

▫ Ossos: leite e queijos (como fontes animais de cálcio e zinco, mantém a alta densidade óssea)

▫ Tórax: abacaxi e melancia (são frutas ricas em água e minerais, compondo a base do corpo)

▫ Intestino: grãos integrais (alimentam as bactérias da microbiota ideal e regulam o funcionamento do órgão)

▫ Coração: beterraba, batata-doce, abacate (ricos em ferro e magnésio, controla a pressão arterial e evita sobrecarga muscular).

Foto: Risotolândia/Divulgação

Impacto das ações

Amanda Bertoldi, nutricionista da Risotolândia e responsável pelos projetos, compartilha que o objetivo das ações é mostrar a importância de optar por alimentos construtivos e os benefícios que isso pode trazer para a vida das crianças. 

“Queremos mostrar a importância de unir os alimentos em conjunto, consumir uma alimentação variada e água, além de priorizar os alimentos que constroem o corpo, ao invés de ultraprocessados. Vamos reforçar também que uma criança bem nutrida tem melhor rendimento escolar, disposição, sono regular e melhor imunidade”, afirma.

A nutricionista ainda ressalta o impacto que essas ações educativas nas escolas podem ter na vida das crianças.

“Os estudantes levam para casa muito do que aprendem disseminando as informações sobre saúde e alimentação com a família. As práticas educativas são um grande aliado ao combate à obesidade infantil e permite uma melhora no consumo de alimentos saudáveis de forma permanente”, finaliza. 


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