O Ministério da Educação (MEC) começa a enviar a partir desta quarta-feira, 15, um questionário a alunos e professores sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais durante a pandemia de Covid-19. Disponibilizado de modo on-line, a ação está sendo realizada em parceria com a organização social CGEE (Centro de Gestão e Estudos Estratégicos).
As experiências poderão ser contadas por alunos e professores de todas as instituições de ensino superior das redes pública e privada que estavam matriculados ou lecionaram no primeiro semestre deste ano, em cursos presenciais.
A intenção do questionário, segundo o MEC, é entender a percepção dos alunos e professores sobre a nova rotina de aulas e estudos, além de obter informações sobre as ferramentas e tecnologias utilizadas nas aulas transmitidas por vídeo.
O questionário contém formulário específico para cada grupo: um para as instituições de ensino, que visa checar a adesão às aulas remotas e dados sobre evasão escolar; outro para os professores e um somente para os alunos. No caso desses dois últimos públicos, o questionário tem perguntas a respeito da suspensão das aulas e da oferta de ferramentas adequadas para as aulas em meios digitais.
Ainda conforme o MEC, alunos e professores devem receber o questionário pelo e-mail cadastrado junto à instituição de ensino, a partir desta quarta. As perguntas devem ser respondidas até 31 de julho, excetuando-se as instituições de ensino superior credenciadas pelo MEC que já responderam ao questionário.