X
X

Buscar

Amigos blumenauenses desenvolvem aplicativo para incentivar leitura

A rede social também conta com trilhas de aprendizagens de diversos assuntos

Quem já participou de um clube de leitura com os amigos? Ou tinha o hábito de trocar livros com os colegas de classe? Com o desenvolvimento da tecnologia e a correria dos tempos atuais, muitas pessoas perderam o hábito de conversar sobre as obras literárias que consomem.

Ainda assim, a leitura continua sendo um hábito querido para muitas pessoas, mesmo que em formatos diferentes, como por meio de e-readers, tablets ou até mesmo pela tela do celular.

Foi pensando nessa necessidade de ter um espaço para que as pessoas possam compartilhar suas leituras que um trio de amigos blumenauenses desenvolveu o SempreLendo, uma rede social para leitores.

No aplicativo, é possível compartilhar os livros que você já leu, os que quer ler, dar sua opinião sobre obras e ainda acompanhar a atividade dos amigos. Tudo em um formato parecido com o de uma rede social muito popular entre as pessoas: o Instagram.

Jairo Odeli Junior e Rafael Semann se conheceram na Furb, quando cursaram Ciências da Computação juntos. Após a formação, Jairo conheceu Gustavo Graupner quando os dois trabalharam na mesma empresa de tecnologia.

Hoje, Jairo e Gustavo se dedicam exclusivamente à startup que deu origem ao aplicativo. Enquanto isso, Rafael contribui com os amigos à distância. Ele mora em Washington, nos Estados Unidos, onde trabalha na Amazon.

Rafael Semann. Foto: Arquivo pessoal

Aprendendo em qualquer lugar

A rede social foi lançada este ano e já conta com mais de 30 mil usuários. Recentemente, a nova plataforma do aplicativo foi lançada: as trilhas de aprendizagem. A funcionalidade permite acesso a vídeos, textos e podcasts de diversos assuntos.

O plano do trio é expandir o aplicativo para o uso educacional em empresas. Como explica Jairo, a ideia é utilizar o aplicativo como uma ferramenta de capacitação para os funcionários.

“Todo mundo tem o celular na mão o tempo todo e sempre sobram uns 20 minutinhos para sentar e usar ele de forma construtiva, para isso criamos o aplicativo”, comenta o desenvolvedor.

O projeto pretende levar as trilhas de aprendizado personalizadas e colaborativas para as empresas, com conteúdos organizados para suprir a necessidade de cada equipe.

“Se eu sei que em um setor da empresa os funcionários têm mais dificuldades em uma área, por exemplo, eu posso criar uma trilha focada neste grupo. Trabalhando de forma direcionada para a necessidade de cada empresa”, explica Jairo.

Para se destacar dos aplicativos de aprendizado existentes hoje em dia, o SempreLendo oferece um conteúdo dinâmico e colaborativo, permitindo que os usuários contribuam com o desenvolvimento das trilhas.

“Não queremos que o conteúdo fique estático e entre em desuso. Queremos alimentar o lado social, afinal, é assim que a gente se desenvolve. Não de forma isolada”, defende.

Para ter acesso ao SempreLendo, é só baixar o aplicativo no seu iPhone ou no seu celular Android. Eles também estão no Instagram e no Facebook.