X
X

Buscar

Ammvi reivindica aprovação de regulamento para a comercialização do queijo kochkäse

Foi entregue um ofício ao secretário estadual da Agricultura e da Pesca nesta terça

O presidente da Ammvi, Jean Michel Grundmann, e equipe técnica da entidade entregaram ao secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, ofício em que reivindica a aprovação do Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade (RTIQ) do queijo kochkäse, na manhã desta terça, dia 31.

Segundo o presidente, com esta aprovação, será possível a comercialização do queijo. “Este é um pleito antigo e que nos últimos anos tivemos avanços, porém, alguns procedimentos ainda deverão ser tomados até que a produção e comercialização sejam possíveis. Porém, estamos otimistas e o assunto continua na pauta dos prefeitos”, disse Grundmann.

Para a assessora de Saneamento e Meio Ambiente da ammvi, Simone Gomes Traleski, a reunião foi positiva, uma vez que o secretário prometeu dar andamento ao pedido e convidar a Associação para as próximas discussões.

A iniciativa do Projeto Kochkäse teve início em 2009 e objetiva que o queijo típico da colonização alemã na região do Vale do Itajaí torne-se patrimônio imaterial e obtenha o selo de Indicação Geográfica, incentivando a pesquisa e a sua regulamentação para a comercialização. O projeto vem sendo desenvolvido através de uma parceria entre diversas entidades: Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Universidade Regional de Blumenau (Furb) e Ammvi.

Como resultados deste longo trabalho, no ano passado, a Ammvi entrou como a entidade proponente do Processo de Registro “Modo de Saber Fazer do Queijo Kochkäse da Região do Vale do Itajaí – SC” como bem cultural de natureza imaterial junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Todos os levantamentos e estudos foram entregues ao Iphan no dia 2 de junho de 2017, com a presença de autoridades políticas e lideranças empresariais da região.

Depois disso, o próximo passo foi a construção do Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade do Kochkäse, que, agora, foi entregue à Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca.

Mais notícias de Blumenau

Bandidos tentam assaltar padaria de Blumenau, mas fogem sem levar nada

Acidente mata ao menos uma pessoa na BR-470

Policial Militar de Santa Catarina grava vídeo dançando ao lado de carro em movimento

35 imagens que marcaram grande enchente de 1983, em Blumenau

Tribunal Regional Eleitoral esclarece que votos nulos ou brancos não anulam eleição