O grupo Coletivo Tapera, de Itapema, foi convidado para o aniversário da cidade de Santiago del Estero, na Argentina. Conhecida como “Madre de Ciudades” (mãe das cidades), Santiago del Estero é a província mais antiga da Argentina e completa 468 anos neste domingo, 25 de julho.

A banda de Itapema será a única atração brasileira a participar da tradicional comemoração, que esse ano ocorre no formato de Live devido à pandemia da Covid-19. “Foi uma surpresa receber esse convite. Saber que nossa música chegou tão longe é gratificante e mostra a força da produção autoral de Santa Catarina”, afirma Teteu Caetano, membro do grupo.

Hoje, o Coletivo Tapera é formado por cinco músicos: Teteu Caetano, Sérgio Negrão, Tinho Santos, Peter Allan e Ariel Jimenez. Este último é nativo de Santiago del Estero e trabalha profissionalmente como músico no Brasil há dois anos.

Ariel é percussionista e inseriu instrumentos típicos da cultura argentina, como o bombo leguero. O resultado é uma mistura de ritmos que chamou atenção e resultou no convite para a comemoração do aniversário da cidade argentina.

Formado durante a pandemia, em 2020, o Coletivo Tapera busca resgatar a cultura local por meio da música. Temas como a pesca e as manifestações culturais de Santa Catarina e do Brasil são eternizados pelo quinteto nas suas produções.

A apresentação de 30 minutos será transmitida no domingo, 25, a partir das 20h nas redes sociais do Nuevo Diario. A banda preparou um material audiovisual com músicas autorais no qual mostra, também, as paisagens catarinenses. O destaque do repertório fica para a música “Nevoeiro”, de autoria de Teteu Caetano, primeiro single do conjunto, gravado no estúdio ODZ de Itajaí, que fala sobre a pesca da tainha no litoral Norte de SC. A faixa será lançada em todas as plataformas digitais no mês de agosto.